Rolante dá início à 2ª Semana da Diversidade e 14ª Feira do Livro

A programação da 2ª Semana da Diversidade e 14ª Feira do Livro de Rolante teve início na última terça-feira, 5, na parte da tarde, com a Oficina de Contação de Histórias, oferecida pelo Sesc, com Karin Diedrich, no Espaço Cultural.

Durante a oficina, voltada aos educadores, Karin falou sobre as formas de envolver as crianças na história, o tempo limite que elas se mantêm atentas, os acessórios que podem ser utilizados, dicção, tom de voz e a importância de ter presente o “objeto livro” sobre qual a história está sendo contada.

À noite, também no Espaço Cultural, foi realizada uma Roda de Conversa sobre “Articulação entre a Rede de Atenção e Proteção à Criança e ao Adolescente: Pensando o enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual”, com a psiquiatra infantil Telma Bernardes (Caps) e a psicóloga Daisy Rodrigues (Cras).

As palestrantes falaram sobre a importância do olhar do educador para auxiliar a denunciar e encaminhar para um atendimento especializado as crianças e adolescentes vítimas de abusos ou negligência.

Falaram, ainda, sobre os sintomas que podem ser percebidos nas crianças, tendo em vista que a maior parte do dia elas passam na escola e demonstram através de seu comportamento e suas atitudes o que, muitas vezes, não expressam com palavras.

Alguns sintomas que devem ser observados: timidez extrema, nervosismo exacerbado e explosões de temperamento com mais facilidade, além de aspectos físicos, como hematomas, lesões ou coceiras nos órgãos genitais.

A palestra foi alusiva ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Na oportunidade, as palestrantes falaram, também, sobre os meios pelos quais podem ser feitas as denúncias de suspeitas de violência e exploração sexual de crianças e adolescente: Disque 100 (gratuito e não precisa se identificar), funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Também podem ser feitas denúncias através do Conselho Tutelar: 3547-1170 e 9316-1419. A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, de qualquer idade.

A programação da Semana da Diversidade e da Feira do Livro prossegue até o próximo sábado, 9, no Ginásio Municipal de Esportes.

Participaram do evento o secretário municipal da Habitação e Participação Popular e responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Claudiomiro Maria da Silva, secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, coordenadora da Saúde Mental no município, enfermeira Márcia Besson, entre outros representantes de entidades, diretores de escolas, professores e estudantes.