Comitiva Rolantense conhece programa de desenvolvimento em Getúlio Vargas

No último dia 17 de março, o prefeito de Rolante, Ademir Gomes Gonçalves, visitou a cidade gaúcha de Getúlio Vargas, onde foi recebido pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto. O objetivo da visita foi conhecer o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que está sendo implantado naquele município, sob a coordenação da Associação Comercial, Cultural, Industrial, Agropecuária e Serviços (ACCIAS), juntamente com a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (FEDERASUL).

O Programa DEL objetiva instituir um modelo de gestão que possibilite o desenvolvimento econômico do município, com o levantamento das potencialidades e entraves da economia local, sempre com a participação das lideranças locais (Administração Pública, entidades representativas empresariais e de classe, iniciativa privada – empresariado, dentre outros). O programa tem sete etapas, que são: I - Sensibilização; II – Formalização da Proposta; III – Análise e adequação de documentos; IV – Análise Econômico Qualitativa; V – Organização de Conselho; VI – Elaboração de política de Desenvolvimento; VII – Implementação e Monitoramento. Como resultados previstos estão a criação de política econômica sustentável municipal de médio e longo prazo, o fortalecimento dos setores do agronegócio, indústria, comércio e serviços; e o fortalecimento da parceria entre os setores público e privado. Interessante lembrar que este sistema de gestão tem origem na Alemanha, com aplicação em diversas cidades do Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina.

Em Getúlio, o DEL foi apresentado pelo presidente da ACCIAS, Luiz Carlos da Silva; pela Agente Articuladora Local do programa, Aline Perussolo; pela Diretora Executiva da Associação, Aline Reichenbach e pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademar Rigon. Em cerca de duas horas de explanação, foram apresentados os primeiros passos para implantação do DEL em Getúlio Vargas; a criação das Câmaras Técnicas (Agronegócio, Desenvolvimento Empresarial, Educação, Investimento, Saúde, Turismo); os andamentos e atividades de cada Câmara e as missões técnicas realizadas.

Acompanhado do presidente da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária (ACISA) de Rolante e Riozinho, Álvaro Link, o prefeito Ademir Gonçalves destacou a importância do planejamento para o futuro das cidades, desde que realizado em parceria com a comunidade, como já vem acontecendo em Rolante. Elogiou o prefeito Prezzotto e as lideranças locais pelo avanço em termos de planejamento e pela união com o objetivo maior de desenvolver Getúlio Vargas.

Conhecido o Programa DEL, a Administração Municipal dará sequência, em parceria com a ACISA, das tratativas de formalização e aplicabilidade do DEL em Rolante.

Acompanharam o prefeito na missão técnica a Getúlio Vargas o Presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Torres; o Vereador Jair Silva; o Assessor de Planejamento Estratégico Douglas Márcio Kaiser; o Presidente da ACISA, Álvaro Link (anteriormente já mencionado) e a Diretora Executiva da ACISA, Aline Nandi.