Prefeito, vice e vereadores visitam obras que estão em execução no município

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), juntamente com o vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada) reuniu-se em seu gabinete com o presidente da Câmara, Daniel Torres, e os vereadores Carlos Roberto Teixeira (La Vida), Elton Arnhold, Elton Dürr, Ilário Von Muhlen, Jair Silva e José Sehnem (Seninha) para falar sobre as obras que estão sendo executadas no município, fazer o alinhamento de projetos com a Câmara de Vereadores e, também, conversar sobre os projetos futuros, que em breve serão executados, como pavimentação em diversas ruas, construção de quadras de esportes no bairro Santo Antônio e na localidade do Alto Rolantinho; construção de um ginásio de esportes no bairro Rio Branco; construção de um Centro de Cultura na Rua Júlio Kohlrausch; ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário e, ainda, a construção de uma escola de 12 salas no bairro Rio Branco, o que totaliza quase 21 milhões de investimentos.

Destes projetos, alguns já foram licitados, outros estão em fase de licitação e alguns aguardam autorização junto à Caixa Econômica Federal para serem licitados.

Logo depois da reunião, o grupo visitou algumas das diversas obras que estão sendo executadas no município, como a ciclovia que liga o bairro Rio Branco ao centro da cidade; a quadra coberta com vestiários que está sendo construída na Escola Hugo Zimmer, também no bairro Rio Branco; estiveram em várias ruas pavimentadas recentemente, como a Theobaldo Voltz; conferiram a construção das casas populares; a obra de asfaltamento da avenida Coronel João Linck e, por último, a construção da ponte da San’Déa, uma obra muito esperada pela comunidade rolantense, como as demais, e que mudará consideravelmente a logística do município assim que for inaugurada.

Ciclovia:

A obra de construção da ciclovia do bairro Rio Branco está em plena atividade e deve ser concluída no segundo semestre de 2015.

A ciclovia terá 3.692 metros de extensão, iniciando em frente à Escola Municipal Farroupilha e terminando no final do pavimento asfáltico (Supermercado Avenida), com um investimento de R$ 1.788.000,00, recursos oriundos do pedágio comunitário de Campo Bom, sendo 2,5 metros de largura e um metro de passeio público. A ciclovia vai proporcionar mais segurança e qualidade de vida às pessoas que transitam neste trecho da RS-239 diariamente.

Ponte da San’Déa:

A previsão é de que a obra que começou em dezembro de 2014 seja concluída em junho deste ano.

A construção da ponte sobre o Arroio Rolantinho da Areia (Ponte da San’Déa) está sendo executada pela empresa Porto Beton. Ela fará a ligação das ruas Emílio Marmitt e Emílio Schmidt com a rua Oscar Ritter, terá 60 metros de extensão, com um investimento de R$ 2.308.141,73. Os recursos são oriundos do Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, sendo R$ 50 mil de contrapartida do município.

Avenida Coronel João Linck:

A obra, que terá um investimento de mais de R$ 1,4 milhão, sendo R$ 1.349.636,58 de recursos do Ministério das Cidades, através do PAC-2, com R$ 63.792,30 de contrapartida do município, totalizando R$ 1.413.428,88, compreende o asfaltamento de um quilômetro da avenida, beneficiando diretamente as famílias que residem nas casas populares e os moradores do bairro Rio Branco, o mais populoso do município. A obra deve ser concluída no mês de abril.

Casas Populares:

A Administração Municipal está construindo 60 casas populares no Bairro Piccadilly. A obra tem um investimento de R$ 3.839.844,14, através do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida.

As casas estão sendo construídas pela empresa Engear, utilizando concreto leve, o que permite um elevado conforto técnico e acústico.

As famílias ribeirinhas do arroio Alto Rolantinho, Loteamento Farias e Vila Esperança, que serão beneficiadas com as novas casas terão moradias dignas, construídas com material de qualidade. As casas serão cercadas, haverá captação de energia solar para os chuveiros e a rua será calçada.

Pavimentação

Em julho do ano passado, o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), assinou o contrato no valor de R$ 2.105.453,27, através de financiamento do Badesul – Agência de Fomento/RS, e a ordem de início de obra de pavimentação e drenagem em 18 ruas do município,

“Com este recurso, estão sendo feitos 8.338 metros de drenagem e 37.754,50 m² de pavimentação.Este é um compromisso da administração e estamos trabalhando muito para atingir a meta de pavimentar todas as ruas da zona urbana que ainda não são pavimentadas”, comenta o prefeito Ademir Gonçalves.

Até o momento, 15 ruas, de um total de 18, já foram pavimentadas.

Quadra Escola Hugo Zimmer

Uma quadra poliesportiva coberta, com 980,40 m², está sendo construída na maior escola municipal de Rolante, a Escola Hugo Zimmer, no bairro Rio Branco, com recursos do FNDE, totalizando um investimento de R$ 528.245,46.

A quadra beneficiará os 609 alunos da Escola Hugo Zimmer e será aberta ao público à noite e aos finais de semana. A quadra terá vestiários, arquibancadas de um lado e o piso será o mais moderno que existe, sendo 100% financiada pelo FNDE.