Administração Municipal reinaugura primeira escola de educação infantil de Rolante

A Prefeitura de Rolante reinaugurou a primeira escola de Educação Infantil construída no município, a Meu Cantinho, na manhã desta sexta-feira, 6, depois de investir R$ 135.536,59, de recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Fundo Nacional do Desenvolvimento do Ensino Básico - Fundeb - e Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE) numa obra de ampliação e reforma, com o objetivo de dar mais conforto às 80 crianças atendidas nas turmas de Berçário 1 (zero a um ano de idade), Berçário 2 (um a dois anos de idade), Maternal 1 (dois a três anos de idade) e Maternal 2 (três a quatro anos de idade).

A Meu Cantinho foi a primeira Escola de Educação Infantil do município, inaugurada em 1987, com duas salas de aula, atendendo cerca de 12 crianças.

A obra teve início em abril de 2014, com a troca de estrutura e cobertura de todo o telhado; ampliação de sala do berçário com um solário; ampliação do refeitório; construção de uma sala multiuso para atendimento de alunos, professores e comunidade escolar; adequação da sala da direção; adequação de acessibilidade para sala de aula; substituição de todos os sanitários; troca de piso das salas existentes; reparo nas paredes e pintura de toda a escola; calçada de passeio e colocação de grade de proteção na frente da escola.

"Com esta obra, vamos conseguir atender melhor nossas crianças, num espaço físico adequado para recebê-las. A reforma e ampliação da Meu Cantinho estava sendo aguardada há bastante tempo pela comunidade, pois esta é a escola mais antiga das nove escolas municipais de educação infantil. A Meu Cantinho sempre tem bastante procura por vagas por estar localizada na área central da cidade e esta foi a primeira vez que recebeu uma reforma geral. Assumimos o compromisso com a Associação de Pais e Mestres, em 2013, de reformar a escola e hoje estamos entregando-a novamente à comunidade, à diretora e aos funcionários e, principalmente, às crianças. A escola está maior e vai proporcionar uma educação mais intensa com o envolvimento dos pais,” diz a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.

Segundo o vice-prefeito, no exercício do cargo de prefeito, Régis Zimmer (Geada), as instalações da Meu Cantinho estavam precárias. “É uma satisfação vir aqui hoje e entregar esta escola em melhores condições tanto de trabalho quanto para que as crianças possam se sentir bem aqui dentro. Parabenizo a equipe que está iniciando o ano letivo nesta semana. Ter este espaço bem organizado faz toda a diferença para a comunidade”, comenta Zimmer.

“Agradeço a compreensão dos pais que entenderam o nosso esforço para nos adaptarmos a um espaço improvisado em 2014”, salienta a diretora Sabrina Souza.

A presidente da APM, Elaine Finotti, agradeceu aos pais que colaboram, participam das atividades da escola e acompanham seus filhos.

O evento contou com a participação de pais de alunos, diretoras das demais escolas municipais de Educação Infantil, ex-diretoras e ex-alunos, incluindo a primeira diretora da escola, Gislaine Bauer e um dos primeiros alunos, Jonas Silveira.

Jonas Silveira, 33 anos, motorista, lembra que foi um dos primeiros alunos da Meu Cantinho, ingressando na escola com cinco anos de idade. “Naquela época, éramos em 12 crianças. Eu fiquei aqui durante dois anos, vinha com a minha mãe, Elisa Silveira, que era a cozinheira da escola. Hoje meu filho, Gustavo, de nove meses, também é aluno da Meu Cantinho. Começou nesta semana e vai poder usufruir dela toda novinha. É muito bom ter meu filho aqui e ver que teve uma continuidade. A escola melhorou muito, evoluiu nestes 28 anos”, fala Silveira.

A primeira diretora, Gislaine, conta, feliz, que assumiu a direção da escola aos 18 anos de idade. “Aqui foi minha primeira experiência real de trabalho. Tínhamos duas salas de aula, as crianças eram divididas entre bebês e as maiores. Foi um grande aprendizado”, relembra a professora e hoje diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, Gislaine Bauer.