Hospital de Rolante inaugura novo Plantão de Atendimento de Urgência e Emergência

A Fundação Hospitalar de Rolante (FHR) inaugurou as novas instalações do Plantão de Atendimento de Urgência e Emergência na manhã desta sexta-feira, 12, num espaço de 250 m², com salas amplas e com condições de acomodar com mais conforto as cerca de três mil pessoas que buscam atendimento mensalmente.

A obra, que levou dez meses para ser concluída, teve um investimento de R$ 150 mil e é composta por três salas de observância (masculina, feminina e pediatria), sala de estabilização, três consultórios médicos, posto de enfermagem, sala de medicação, apartamento para médico plantonista, duas salas de espera, recepção e sala de triagem.

O Plantão atende, em média, 100 pacientes por dia. No ano passado foram realizadas cerca de 63 internações mensais e, em 2014, já foram feitas cerca de 180 internações por mês.

Na oportunidade, o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), agradeceu o imenso esforço da direção, dos colaboradores do hospital, Câmara de Vereadores, da Secretaria de Saúde do Estado e da 1ª CRS para que hoje esta inauguração pudesse acontecer. “Esta foi uma conquista de todos pelo bem da nossa comunidade e vamos continuar sempre buscando melhorias para a saúde e as demais áreas do nosso município”, comenta Gonçalves.

Segundo o diretor executivo do hospital, Flaubiano Lima, a inauguração das novas instalações do Plantão é um sonho que se tornou realidade porque muitas pessoas se engajaram nele. “Perguntávamos por que as pessoas eram atendidas em condições desumanas e este prédio, numa área nobre, ficava ocioso. Encontramos no prefeito Dirão e no vice-prefeito Geada a crença que precisávamos para concretizar este sonho. Precisávamos de um ambiente com qualidade, um ambiente refrigerado por 12 aparelhos de ar condicionado. O empresário Pedro Reinheimer (Pedrinho Máquinhas) se prontificou não apenas em facilitar esta compra, mas em nos auxiliar a conseguir doações e só ele conseguiu a doação de sete aparelhos de ar condicionado. Preciso agradecer, também, à Dona Alda, Associação de Cuqueiros e Cuqueiras de Rolante, Jipeiros e muitos outros parceiros da Fundação, como a equipe da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e à equipe de colaboradores do hospital que foi se conscientizando da importância do acolhimento, fazendo com que alcançássemos 93% de satisfação das pessoas que vieram ao plantão em busca de atendimento no mês de novembro. Antes este índice não passava de 40%. Atender as pessoas com carinho e atenção faz toda a diferença”, salienta Lima.

O diretor executivo do hospital disse, ainda, que a Fundação tem dois novos objetivos: estruturar o Centro de Especialidades e o maior de todos os desafios é reconstruir o Centro de Internação para acomodar as pessoas com mais conforto para que elas possam se recuperar com mais agilidade e dignidade.

O presidente da Fundação, Ricardo Raimundo, agradeceu ao prefeito Ademir Gonçalves e ao vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Régis Zimmer (Geada), pelo empenho em buscar recursos quando o hospital precisa. Raimundo agradeceu, também, aos membros da diretoria do hospital e às entidades que estão cada vez mais parceiras da Fundação.

Participaram do evento, também, o presidente da Câmara de Vereadores, demais vereadores, secretários municipais e representantes de entidades.