Rolante realiza 10ª Exposição de Bonsai e 13ª Mostra de Orquídeas

O município de Rolante foi sediou a 13ª Mostra de Orquídeas e 10ª Exposição de Bonsais, 2ª Exposição de Suiseki e 2ª Exposição de Kusamono, na Praça da Matriz, no último sábado, 29.

O evento, realizado pela Associação Amigos do Bonsai e Núcleo de Orquidófilos de Três Coroas, juntamente com a Prefeitura de Rolante, através do Departamento de Turismo e Cultura, reuniu expositores de Rolante e de diversos municípios, como Igrejinha, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Taquara, Três Coroas, Parobé, Estância Velha, Araricá, Belo Horizonte e Curitiba.

A Mostra contou com a participação do vice-prefeito, Régis Zimmer, secretária de Assistência Social, Santa Zucatti, diretora do Departamento de Cultura, Simone Tadiotto, presidente da Associação Amigos do Bonsai, Alexandre Correa, Adriano Montemezzo, representando o Núcleo de Orquidófilos de Três Coroas, entre outros representantes de entidades e pessoas da comunidade que foram apreciar a beleza das plantas.

Bonsais:

O Bonsai é uma árvore em miniatura, considerada uma arte, onde são necessárias técnicas e habilidades para confeccionar um trabalho bastante detalhista e que transmite verdadeiramente, através de réplicas, uma perfeita imagem de uma paisagem natural.

Orquídeas:

Com mais de mil gêneros e 30 mil espécies, as orquídeas estão entre as plantas para serem cultivadas em casa ou para presentear alguém, em função de sua beleza, cores variadas e perfume. Além disto, com alguns cuidados, podem durar vários anos.

Suiseki:

SUI quer dizer "'água" e SEKI, "pedra". As pedras paisagens. O ideal é coletar uma pedra que se pareça com uma montanha ou ilha.

A bandeja pode ser retangular ou oval e extremamente rasa, sendo preenchida com água, areia, pedriscos ou musgo.

Kusamono:

As plantas de acompanhamento, ou Kusamono em japonês, estão associadas aos bonsai desde que estes estejam expostos.

São composições vegetais destinadas a acompanhar e dar valor aos bonsais nas exposições.

Os seus papéis são múltiplos: eles recordam que uma arvore depende do seu acompanhamento natural; indicam o lugar de origem do bonsai e dão, também, mais originalidade a uma exposição. Servem, ainda, para realçar a beleza ou os traços característicos dos bonsais com os quais eles estão expostos.