Secretaria da Saúde realiza pesquisa de clima com funcionários

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolante reuniu seus profissionais, de todas as áreas, na tarde da última sexta-feira, 21, na Câmara de Vereadores, para apresentar os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional, recentemente aplicada, e também para demonstrar como funcionará a Pesquisa de Satisfação, direcionada aos cidadãos, que será implementada em breve.

A pesquisa de clima organizacional é uma técnica administrativa muito conhecida, frequentemente aplicada para medir o grau de satisfação dos colaboradores de determinada instituição e, através dos resultados obtidos, criar iniciativas para melhorar os padrões de trabalho e com isto elevar o grau de satisfação, sempre que isto for possível. O trabalho na Secretaria de Saúde foi realizado pelo consultor Jesus Borges e sua equipe, em razão da qualificação destes para a realização da pesquisa.

Através da pesquisa, os colaboradores tiveram ainda a oportunidade de apresentar pontos positivos, negativos e sugestões, que certamente contribuirão para melhorar o sistema de atendimento. A aplicação desta pesquisa, na área pública, é inédita em Rolante.

Já a Pesquisa de Satisfação foi apresentada pelo assessor de Planejamento Estratégico, Douglas Kaiser, tendo como objetivos possibilitar aos munícipes um canal de comunicação com a Administração Municipal; avaliar a opinião dos cidadãos quanto aos serviços oferecidos pela Prefeitura e, o mais importante, implantar melhorias a partir dos dados coletados.

Inicialmente, a Pesquisa de Satisfação será implementada nos principais postos de Saúde (Rio Branco, Alto Rolantinho, Imocasa, Alto Rolante, Centro), CAPS, Secretaria de Educação e Esportes e Prefeitura Municipal (Centro Administrativo). Nos postos do interior será utilizada uma urna “volante”, que acompanhará eventualmente a equipe de atendimento.

Os tópicos que serão avaliados na Pesquisa de Satisfação serão: 1 – Cordialidade e postura do funcionário; 2 – Interesse do funcionário em resolver o problema; 3 – Explicação quanto aos serviços; 4 – Retorno ou conclusão; 5 – Acessibilidade; 6 – Estrutura de atendimento (móveis, local, ambiente); 7 – Qualidade do serviço; 8 – Tempo de resposta e entrega.  O início da pesquisa ocorrerá em 1º de dezembro de 2014 e será mantida por tempo indeterminado.

O vice-prefeito, Régis Zimmer, destacou a importância de ambas as pesquisas: em relação à pesquisa de Clima Organizacional, Zimmer salientou que é uma forma de ouvir os profissionais e a partir dos dados levantados poder implementar mudanças que garantam mais satisfação e motivação para os colaboradores da Saúde, com isto ganham os profissionais e a comunidade; sobre a Pesquisa de Satisfação, Zimmer citou o exemplo da pesquisa que já é aplicada na Fundação Hospitalar de Rolante e possibilitou melhorias e acompanhamento do grau de satisfação dos usuários.

O vice-prefeito reforçou que somente com a colaboração de todos os profissionais, que devem incentivar as pessoas a participarem da pesquisa, é que a iniciativa terá sucesso. Por fim, Zimmer disse que a Pesquisa de Satisfação não deve ser apenas estatística, mas sim um meio de encontrar soluções para os problemas e dificuldades que forem encontrados pelos resultados medidos.

O encontro contou, ainda, com a presença da enfermeira coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Rolante, Gabriele Schönardie Gonçalves.