Rolante investe em promoção de saúde

A Semana da Saúde de Rolante teve início no último sábado, 4, na Praça da Matriz, com vários serviços prestados à comunidade e se estende até o dia  11 de outubro, com uma programação diversificada.

Na última segunda-feira, 6, teve início um ciclo palestras voltado à promoção da saúde. A palestrante Érica Ostrowski falou sobre o Outubro Rosa, a importância de cuidar da aparência física, da mente e, principalmente, da saúde, através da palestra “Colorindo minha vida”, na localidade do Alto Rolante.

“Em minhas palestras falo de alegria, de beleza e de saúde. O Outubro Rosa é para nos ligarmos, nos prevenirmos e, se for o caso, buscar tratamento. Ele vem para lembrar que temos que ter atenção conosco porque a atitude em relação a um problema faz toda a diferença para a vida. Quando se descobre um nódulo a atitude correta é ir procurar um médico e não ficar tentando escondê-lo de si mesma. A prevenção é saúde e temos que nos cuidar por nós mesmas”, alerta Érica.

Durante a palestra, Érica mostra às mulheres como elas podem, com um pente, um pouquinho de blush e um batom, se sentirem mais bonitas, mesmo que seja para ficar em casa. “Temos que nos arrumar para nós, hoje, como se todos os dias fossem dias de festa”, fala Érica.

Nesta terça-feira, 7, a partir das 18h30, Érica conversará com a comunidade do Alto Rolantinho, no Salão da Comunidade Santa Terezinha.

O evento é promovido pela Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Escola Estadual de Educação Básica Comendador Albino Souza Cruz, Leo Club e Hemocentro, de Porto Alegre, e conta com o apoio de diversas entidades e empresas do município.

Confira a programação dos próximos dias:

Dia  08/10 - Quarta- feira

9h - Centro - Sociedade Carlos Gomes.

Palestra "Prevenção ao câncer de mama", com mastologista Gabriela Santos.

15h30 - Centro - Sociedade Carlos Gomes.

Roda de Conversa "Cuidando do Cuidador" - com Dr.Helevon  Rosa.

19h - Centro- Sociedade Carlos Gomes.

Palestra “Superação”, com Carlos Wolke.

Dia 09/10 - Quinta- feira

19h -Bairro Rio Branco na Comunidade IECLB.

Palestra de Promoção à saúde: "Colorindo minha vida", com Érica Ostrowski.

Dia 11/10 - Sábado das  8h30 ao meio-dia

Ações Preventivas e Mobilização na Praça da Matriz

Orientações sobre chás /Fitoterapia

Orientações sobre uso abusivo de álcool e outras drogas, Depressão e outros sofrimentos emocionais

Orientações sobre prática de esportes e cálculo do índice de massa corporal (IMC)

Orientações do Grupo de Atenção ao Tabagista

Aferição da Pressão Arterial e Glicemia Capilar (HGT)

Realização Do exame de eletrocardiograma (ECG)

Exame e ações contra o câncer de boca – UFRGS

Dicas de Segurança e Primeiros Socorros com Bombeiros Voluntários.

Prevenção ao câncer do colo do útero - coleta de pré-câncer

Orientações sobre medicamentos da Farmácia Popular

Orientações sobre a coleta seletiva do lixo

Orientações sobre Saneamento Básico