Secretaria de Educação de Rolante incentiva à leitura na Semana da Criança

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante está realizando uma programação diferente na Semana da Criança, neste ano, proporcionando o espetáculo teatral "Papelito, em busca da boa leitura", para 1700 crianças de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
O objetivo do evento é resgatar e incentivar o gosto pela leitura, nestes tempos em que as crianças estão muito voltadas para a internet e para os mais diversos tipos de aparelhos tecnológicos, como tablets, videogames, iphones, ipads, entre outros.
O espetáculo é interativo, didático, lúdico, com músicas, contação de história, teatro e poesia, com o intuito de resgatar nas pessoas a valorização do livro e da leitura.
A produção, texto, direção e atuação é de Sérgio Rosa, natural de Venâncio Aires. A apresentação dura 40 minutos e é voltada para todos os públicos.
As apresentações começaram ontem, 6, no Salão da Escola Hugo Zimmer, no bairro Rio Branco, e no Salão da Comunidade Santa Terezinha, no Alto Rolantinho e encerram nesta terça-feira, 7, com apresentações na parte da manhã e à tarde no Ginásio Municipal de Esportes.

Gincana de Integração

Paralelamente aos espetáculos, está sendo realizada a segunda edição da Gincana de Integração para os alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio e organização das tarefas pela Liga de Integração das Equipes de Gincana de Rolante(LIEGRO) envolvendo alunos, pais e professores.
No ano passado, a Gincana foi realizada durante uma semana, neste ano, para dar mais tempo para as equipes se organizarem e desenvolverem as tarefas, a Gincana está sendo realizada de 6 a 17 de outubro, com tarefas esportivas, educativas e culturais que envolvam conhecimento e busca de objetos.
A Liegro aceitou, novamente, o desafio proposto pela Secretaria de Educação e Esportes e desenvolveu uma série de tarefas que já estão sendo aplicadas nas escolas desde a última segunda-feira, 6.
As equipes que integram a Liegro são: Brahmeiros, Caipira, Coyoti, Equi Tu Tem Com Isso!? E Funil
A Brahmeiros ficou responsável pela Escola Hugo Zimmer;  a Caipira - Escola Santo Antônio; Coyoti - Escola Santa Terezinha; Equi Tu Tem Com Isso?! - Escola Independência e Funil - Escola Oldenburgo.
Cada escola tem o número de equipes correspondente à quantidade de alunos, participando estudantes do 6º ao 9º ano. As equipes têm nomes de desenhos animados. e devem cumprir cerca de 15 tarefas.
Na quarta e na quinta-feira, 8 e 9, alunos e professores cumprirão tarefas esportivas, divertindo e movimentando bastante as escolas.
No dia 17 de outubro, cada escola formará uma única equipe que participará de uma gincana de integração no Ginásio Municipal de Esportes, começando com um desfile de todas as equipes na Avenida Borges de Medeiros, às 8h30, partindo do Posto Charrua até o ginásio, onde cumprirão mais algumas tarefas. O resultado será divulgado no fim da manhã.