Rolantenses dão exemplo de solidariedade na Semana da Saúde

A Semana da Saúde de Rolante teve início no último sábado, 4, na Praça da Matriz, e se estende até o dia  11 de outubro, com uma programação diversificada.  Mas neste primeiro dia já reuniu um grande número de voluntários que prestaram diversos serviços à comunidade e pessoas que mostraram o quanto as rolantenses, neste dia, em especial, podem ser solidárias.

A comunidade pôde usufruir de vários serviços gratuitos, como a mateada do Conselho dos Direitos Da Mulher (Condim); realização de exame clínico de mamas e prevenção ao câncer do colo de útero, através da coleta do pré-câncer com o ônibus da Secretaria Municipal da Saúde; aferição da pressão arterial e teste de glicemia, também através da Secretaria; a Escola Souza Cruz fez a distribuição de folders com orientações sobre prevenção ao câncer de mama; a Mary Kay realçou a beleza das mulheres, com dicas de maquiagem e cuidados com a pele; o Instituto da Mama (Imama), a convite do Leo Club, deu informações sobre o câncer de mama, e a Giselle Salão e Estética Vital ofereceu os serviços de manicure, massagem relaxante e captação de doação de cabelos para confeccionar perucas para crianças e adolescentes com câncer.

ONG Cabelaço

A “Giselle Salão e Estética Vital” ocupou um estande para captação de doação de cabelos para confeccionar perucas para crianças e adolescentes com câncer que serão doados para a ONG Cabelaço, de Porto Alegre, e das 9h ao meio-dia, mais de 30 meninas e mulheres doaram mechas de seus cabelos e saíram felizes com o resultado. Gostaram do novo visual, mas ficaram mais felizes por estarem ajudando outras pessoas.

A menina Júlia Schmidt, 8 anos, além de dar um belo exemplo de solidariedade doando uma mecha de 17 cm do seu lindo cabelo, ainda incentivou os pais a serem solidários também. A mãe, Janice Sperb, doou 17 cm de cabelo para a ONG, a mesma quantidade da filha, e o pai, Daniel Schmidt, vai doar sangue no dia 11 de outubro, quando o Hemocentro estará em Rolante para a coleta de doações.

“Resolvi doar porque vi as crianças na TV. Elas estavam carecas”, explica Júlia.

Lara schierholt, 11 anos, doou 21 cm de cabelo e disse que queria doar há dois meses, quando assistiu uma reportagem sobre a ONG Cabelaço na TV. “Decidi doar porque o meu cabelo vai crescer e o das outras pessoas não”, fala Lara.

“O objetivo desta semana é tratar de prevenção, promovendo, assim, a saúde”, comenta o vice-prefeito e Secretário Municipal da Saúde, Régis Zimmer.

As atividades da Semana da Saúde prosseguem a partir da próxima segunda-feira, 6. Confira a programação:

Dia 06/10 – Segunda- feira

15 horas - Alto Rolante, na Comunidade IECLB.

Dia 07/10 – Terça- feira

18h30 -  Alto Rolantinho, no Salão Paroquial Igreja Católica.

Dia  08/10 – Quarta- feira

9h - Centro – Sociedade Carlos Gomes.

Palestra “Prevenção ao câncer de mama”, com mastologista Gabriela Santos.

15h30 – Centro - Sociedade Carlos Gomes.

Roda de Conversa “Cuidando do Cuidador” – com Dr.Helevon  Rosa.

19h - Centro– Sociedade Carlos Gomes.

Palestra “Superação, com Carlos Wolke.

Dia 09/10 – Quinta- feira

19h -Bairro Rio Branco na Comunidade IECLB.

Dia 11/10 – Sábado das  8h30 ao meio-dia

Ações Preventivas e Mobilização na Praça da Matriz

Ø  Orientações sobre chás /Fitoterapia

Ø  Orientações sobre uso abusivo de álcool e outras drogas, Depressão e outros sofrimentos emocionais

Ø  Orientações sobre prática de esportes e cálculo do índice de massa corporal (IMC)

Ø  Orientações do Grupo de Atenção ao Tabagista

Ø  Aferição da Pressão Arterial e Glicemia Capilar (HGT)

Ø  Realização Do exame de eletrocardiograma (ECG)

Ø  Exame e açõescontra o câncer de boca - UFRGS

Ø  Dicas de Segurança e Primeiros Socorros com Bombeiros Voluntários.

Ø  Prevenção ao câncer do colo do útero – coleta de pré-câncer

Ø  Orientações sobre medicamentos da Farmácia Popular

Ø  Orientações sobre a coleta seletiva do lixo

Ø  Orientações sobre Saneamento Básico