Estudantes rolantenses aprendem regras de trânsito na prática

Mais de cem estudantes rolantenses participaram de um circuito promovido pela Escolinha ABC do Trânsito, coordenada pela Seção de Instrução e Operações do 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (Passo Fundo), na última quarta-feira, 22, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldenburgo.

A Escolinha tem como objetivo educar crianças, através de palestras e demonstrações práticas das formas corretas de fazer uso do trânsito, com intuito de formar motoristas e pedestres mais conscientes e educados.

O sargento Marcos Teloken e o soldado Senair Barbosa, que vieram a Rolante a convite da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, conversaram com os alunos do Jardim B da Escola Municipal Luizinho e com estudantes do 1º ao 4º ano da Escola Oldenburgo e, logo em seguida, todos puderam participar do circuito que é montado com cones, placas de sinalização, sinaleira e é feito com motocicletas infantis elétricas e com bicicletas.

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), agradeceu a vinda da Escolinha ao município, que foi a única do Vale do Paranhana a receber a visita na Semana do Trânsito, e falou sobre a importância de conscientizar as crianças sobre a necessidade de usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade, não beber antes de dirigir, entre outros fatores que são fundamentais para a segurança de motoristas e pedestres.

“Este tipo de atividade é a melhor forma de as crianças aprenderem, pois tudo que elas fazem na prática fica na memória. Tenho certeza que elas vão reproduzir este aprendizado em casa e no dia a dia da família”, salienta a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.

A atividade foi acompanhada, também, pela supervisora da Secretaria de Educação e Esportes, Patrícia Castilhos dos Reis, diretora da Escola Oldenburgo, Bárbara Keiser, diretora da Escola Luizinho, Elizandra Viganó, diretor do Departamento de Trânsito, Leandro Gottschalk, presidente da Acisa, Álvaro Link, demais integrantes do Grupo de Trânsito da entidade e professoras.

A Secretaria de Educação está agendando a vinda da Escolinha em outras oportunidades para atender as demais escolas rolantenses.

Projeto Redescobrindo o Trânsito

A atividade realizada na Escola Oldenburgo faz parte do Projeto Redescobrindo o Trânsito, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes, com o intuito de conscientizar os futuros condutores de Rolante para o desenvolvimento de valores essenciais que proporcionem a convivência responsável socialmente justa por meio da educação, das parcerias, da participação da comunidade, tendo como foco a preservação da vida no trânsito.

“Nosso objetivo é promover o projeto "Redescobrindo o Trânsito”, seguindo diversos exemplos positivos existentes, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas das escolas municipais, estaduais e particulares servindo como um canal de informações e formação para as crianças e adolescentes”, comenta a secretária Eunice.

Várias ações serão desenvolvidas neste projeto, como observação do trânsito; abordagens nos bairros sobre as regras; pedágios “Pedágios do Bem”, “Vá de Bicicleta”, “Sua Vida é Muito Importante para Nós”; cartilhas interativas nas escolas de educação infantil, fundamental e médio; fóruns; teatros; palestras; Comando Mirim; placas educativas; Dia do Desafio: um dia, só da bicicleta; a anexar a cartilha telefones úteis; nas palestras para o ensino médio apresentar estatísticas da Brigada e Corpo de Bombeiros; envolver a saúde como parceira; confecção da multa simbólica, aplicada pelo comando mirim, entre outras ações.

Mascote

As escolas já confeccionaram frases sobre o projeto e uma delas foi escolhida para representá-lo: “Motorista consciente tem o destino nas mãos e a família no coração”. O próximo passo é a confecção do mascote.

Segundo a coordenadora do Projeto, Patrícia Castilhos dos Reis, as escolas de todas as redes têm até o dia 15 de novembro para confeccionar protótipos de mascotes que serão avaliados por um grupo que fará uma pré-seleção. Logo depois, os selecionados participarão de uma votação itinerante (um dia em cada escola) para que seja escolhido o mascote oficial do Projeto, transformando-o numa fantasia para ser vestida.

O “Redescobrindo o Trânsito” é um projeto permanente, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, e conta com a parceria de diversas instituições: Polícia Civil; Departamento Estadual de Trânsito; Brigada Militar; Polícia Rodoviária Estadual;
 Acisa, CDL; Detran; Fundação Tiago Gonzaga; RGR; Comude; DAER; Conselho de Pedágio;  Faccat; Conselho de Segurança; Cored; Governo do Estado; Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante e Caravana RGE.