Agricultura de Rolante é destaque econômico na região e no Estado

A Secretaria Municipal de Agricultura recebeu, através do Departamento de Fiscalização Tributária, o informe da Receita Estadual sobre apuração dos índices de participação dos municípios no setor primário.

No Vale do Paranhana, o município de Rolante ficou com a melhor variação de Valor Adicionado de 2013 com crescimento de 27,96%, seguido após por Riozinho, Taquara, Igrejinha, Três Coroas e Parobé. Isoladamente o setor primário obteve desempenho ainda melhor, com um aumento de 326,28% frente ao ano anterior.

"Nosso município, inclusive, obteve a variação no valor adicionado de 27,96%, superior ao da média do Estado do Rio Grande do Sul, que foi de 14,91%", comenta o secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck.

De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, a previsão de retorno de ICMS ao município em 2014 é de R$ 8.568.246,21. Com base no resultado publicado, a previsão de retorno para 2015 se eleva a R$ 9.374.120,00, com uma diferença positiva de R$ 805.873,79.  Deste total o setor primário participa com 4,25%.

"Este resultado é reflexo do trabalho realizado pela Secretaria da Agricultura através do Projeto Porteira para Dentro, que incentiva o produtor a emitir Notas Fiscais de sua produção, tendo em contra partida o direito em receber horas máquinas gratuitas proporcionais ao montante de vendas realizadas conforme consta no projeto. Além disso, o conjunto de ações de fomento ao setor primário realizado pela Emater, através de incentivo à implantação de novas agroindústrias e a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na divulgação tem em muito colaborado no crescimento da agricultura de nosso município. Gestão, trabalho e parceria de entidades afins nos dão perspectivas para um maior e melhor desenvolvimento rural", salienta Fleck.