Secretaria de Assistência Social de Rolante oferece cursos gratuitos à comunidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social está oferecendo gratuitamente vários cursos à comunidade, no Centro de Referência de Assistência Social, dando prioridade às pessoas que pertencem ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Os cursos que estão sendo oferecidos são: Corte e Costura Módulo I e II, Cabeleireira, Manicure e Pedicure, Pintura em Tecido e Ponto Cruz.

 “Os cursos têm como objetivo a geração de renda, mas, também, é uma forma de resgatar a autoestima das pessoas, mostrando a elas mesmas que são capazes de fazer muitas coisas, desde que se dediquem”, fala a secretária de Assistência Social Santa Zucatti.

Corte e Costura

As aulas acontecem às quartas-feiras, das 13h30 às 17h (Módulo I), e terças e quintas das 13h30 às 16h30 (Módulo II), com a instrutora Marli Reichert.

No Módulo I as alunas aprendem a cortar, costurar e tirar molde, além de fazer enxoval de bebê. Já no Módulo II as alunas aprendem a traçar o molde por número ou sob medida.

No total, 29 alunas participam do curso, sendo seis no M-I e 23 no M-II.

O curso, que tem duração de quatro meses, teve início no dia 4 de agosto e deve ser concluído no fim do mês de novembro.

Manicure e Pedicure

O curso de Manicure e Pedicure conta com a participação de 12 alunas, com idades que variam de 14 a 55 anos. As aulas são ministradas pela instrutora Gisele Teixeira em uma turma às segundas-feiras das 18h30 às 20h30 e em outra às quartas-feiras das 13h30 às 15h30.

Durante o curso, as alunas aprendem desde cortar a unha com alicate de corte; limpeza correta da unha; limpeza e cuidado com o material; pintura da unha; cuidado com a cliente, ética e relações de amizade.

“Várias alunas não sabiam o que era um alicate de corte, um polidor para preparar a unha para receber o esmalte, mas outras vieram aperfeiçoar-se, pois já trabalham na área nos finais de semana’, comenta Gisele.

Maristela Cunha, 33, é industriária e começou a trabalhar como manicure nos finais de semana há seis meses e viu no curso oferecido pela Assistência Social uma oportunidade de se aperfeiçoar.

“Aprendi a forma correta de usar o polidor, usar saquinhos descartáveis na bacia para cada cliente, a maneira correta de esterilizar os materiais e sei que ainda vou aprender muito ao longo do curso. Mas desde agora minhas clientes já notaram diferença na minha forma de trabalhar e até recebi elogios”, comemora Maristela.

As aulas tiveram início no dia 4 de setembro e deve ser concluído no mês de dezembro.

Mais informações na Secretaria de Assistência Social, junto à Prefeitura ou pelo telefone 3547-1279.