Emater reúne famílias rolantenses beneficiadas pela Chamada Pública do Leite

A equipe da Emater reuniu famílias beneficiadas com a Chamada Pública do Leite, na última terça-feira, 22, na sede do Grêmio Esportivo Internacional, para realizar o diagnóstico rural participativo com as 40 famílias beneficiadas em Rolante.

Na parte da manhã, a engenheira agrônoma da Emater, Rosane Renck, fez a apresentação geral do programa e, logo em seguida, foi falado sobre criação de terneiras.

Segundo a chefe do Escritório da Emater em Rolante, Janelise Wastowski, o grupo participou, ainda, de uma atividade em que cada produtor se localizou no mapa de acordo com a quantidade de leite produzida. E na parte da tarde foi feita uma atividade em grupos, na qual os produtores elencaram as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças, relacionadas à atividade leiteira.

No fim do encontro foram definidos os próximos passos. Este grupo terá assistência técnica prestada pela Emater por três anos.

Chamada Pública do Leite

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 89% da produção leiteira do Rio Grande do Sul é originária da agricultura familiar. No entanto, o setor enfrenta vários problemas, como baixa produção, deficiência nas instalações, grandes diferenças no preço, problemas sanitários, perda da fertilidade do solo, baixa renda e idade avançada das famílias envolvidas com a produção de leite.

O objetivo deste programa, que proporcionará, através da Emater, uma assistência técnica continuada para as famílias, é incentivar e apoiar a organização da produção e dos agricultores, a gestão da atividade e da unidade de produção familiar, produtividade, qualidade do produto e comercialização.