Turismo é tema do 4° Diálogos com a Municipalidade promovido pela Acisa

O turismo foi o tema escolhido pela Acisa para que a Administração Municipal abordasse durante o 4° Diálogos com a Municipalidade, realizado na manhã desta quarta-feira, 18, na Superintendência da Sicredi Nordeste.

Durante o evento, a diretora do Departamento de Turismo e Cultura, Simone Tadiotto, apresentou o diretor do Curso de Turismo da Faccat, Álvaro Machado, o professor do curso de Turismo, Maximilianus Pinent, e os acadêmicos Tânia Ferreira e Celso Rossi, que representaram o grupo de 18 alunos do curso que realizou um projeto urbanístico para o município de Rolante no ano passado.

Pinent apresentou o projeto proposto pelos acadêmicos do curso de Turismo da Faccat, ressaltando que o turismo é uma política pública que só se concretiza se houver uma parceria efetiva com a iniciativa privada.

Logo em seguida Simone falou sobre algumas atividades que já foram desenvolvidas, como a construção do deck da Cascata Três Quedas, na localidade de Boa Esperança, em parceria com a comunidade local; investimento na infraestrutura do Parque da Asa Delta, com a construção de um mirante, churrasqueiras, mesas, bancos, iluminação; construção de um pavilhão para eventos no parque do Rolantchê; e outras que estão em fase de execução, como os projetos arquitetônicos dos parques do Rolantchê e da Kuchenfest; roteiro das pontes pênseis; revitalização do centro da cidade; cicloturismo; revitalização das praças em diferentes bairros; padronização das paradas de ônibus; ciclovias sinalizadas; selo de origem da cuca e produtos coloniais, cujo projeto está sendo desenvolvido em parceria pela Prefeitura, Emater e Acisa.

Na oportunidade, o presidente da Acisa, Álvaro Link, entregou um documento ao prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), com uma série de sugestões elaboradas pelos membros da entidade, solicitando que este seja um documento “vivo”, com a troca de informações de ambas as partes.

Gonçalves falou que a administração está sempre aberta a participar destes eventos e, também, a receber as sugestões da comunidade. “A identidade do nosso município tem que ser construída em conjunto, não é uma responsabilidade exclusiva da administração municipal, é preciso que toda a comunidade se envolva para que possamos desenvolver o turismo em Rolante, tendo em mente que isto não é algo que vamos conseguir a curto prazo, mas temos que pensar ações para o turismo a longo prazo. Estamos em pleno desenvolvimento de um grande investimento em saneamento básico (cerca de R$ 28 milhões), que hoje mexe com a apresentação do município, mas que no futuro será um fator muito positivo tanto na qualidade de vida dos nossos moradores quanto para os nossos visitantes, tendo em vista que teremos um rio limpo para que todos possamos desfrutar ”, comenta Gonçalves.

Participaram do evento, também, o assessor de Planejamento Estratégico do município, Douglas Kaiser, diretor do Departamento de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Ricardo Raimundo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Leandro Rossi, presidente da CDL, Luiz Henrique da Silva, coordenadora da Saúde Mental do município, Márcia Besson, e representantes do Hotel Savady.