GT de Trânsito retoma atividades

Criado em 2013, após o primeiro encontro do projeto Diálogos com a Municipalidade, o Grupo de Trabalho (GT) de Trânsito, formado por integrantes da Acisa e da Prefeitura Municipal, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 23, para tratar de alguns assuntos iniciados ainda no ano passado.

Em virtude das obras do Sistema de Esgoto, que tem avançado pelas ruas centrais da cidade, esteve presente na reunião o diretor do Departamento de Engenharia do município, Claus Schierholt. A presença de Schierholt foi importante porque ele explanou sobre como ocorrem as obras, as etapas e outros andamentos. Um questionamento que frequentemente é feito ao pessoal da administração municipal e mesmo aos integrantes do GT é o porquê de as ruas asfaltadas não serem refeitas de forma imediata, logo após a colocação de canos. Schierholt explicou que para ser refeito o asfalto,existe a necessidade de utilizar uma quantidade maior de material, por questão de custos deve-se levar em consideração que este asfalto também é preparado a uma temperatura elevada, novamente a questão quantidade é um ponto a ser observado.

Schierholt  ainda explicou sobre a diferença, em termos de profundidade, para a colocação de canos. Enquanto que em algumas ruas já foram colocados canos a 6 metros de profundidade, em outros locais esta não passa de 1 metro.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Leandro Gottschalk, comunicou que em breve serão feitas modificações nas ruas centrais, inclusive com relação a sinaleira.

Gottschalk informou ainda que em breve serão iniciadas as obras da Ciclovia da Avenida Tenente Pedro Von Muhlen, iniciando no Mercado Avenida até a Escola Farroupilha. Certamente a obra beneficiará uma significativa parcela da população, oferecendo mais segurança a pedestres, ciclistas e motoristas.

Sobre as sinalizações horizontais recentemente colocadas na RS-239, Gottschalk informou que estão acompanhando a EGR, para que a sinalização vertical seja logo instalada (lembrando que se trata de via estadual).

Uma das grandes conquistas do GT é a organização de projeto junto à Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE). O projeto Descobrindo o Trânsito nasceu de uma demanda identificada no GT, que visualizou a necessidade de uma visão mais direta sobre o tema Educação no Trânsito. A SMEE abraçou a causa, em parceria com a Brigada Militar, representada pelo Sargento Paulo Zanatta. Na reunião desta sexta, a professora Patrícia Reis apresentou a ideia inicial do projeto, com previsão de aplicação em fins de agosto, e que agora parte para a busca de parceiros, para estender sua aplicação ao maior número de pessoas, especialmente jovens.

Participaram da reunião Tiago Rocha (Bombeiros Voluntários); Gustavo Allende (IECLB); André Schierholt, Paulo Krupp e Aline Nandi (ACISA); Douglas Márcio Kaiser (Prefeitura Municipal), além de Claus Schierholt, Leandro Gottschalk e Patrícia Reis, anteriormente citados.

Texto: Douglas Márcio Kaiser