Cerca de 1.500 estudantes participam do Projeto Copa nas Escolas em Rolante

Os jogos do Projeto Copa nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante, começaram na manhã desta terça-feira, 13, e encerram na próxima sexta-feira, 16, na sede do Grêmio Esportivo Internacional.

Os jogos estão sendo disputados por equipes de todas as escolas das redes municipal, estadual e particular, onde cada uma representa um país que estará na Copa do Mundo, envolvendo a participação direta de 1.500 estudantes, divididos nas seguintes categorias: mirim (9 a 11 anos), infantil (12 a 13 anos) e juvenil (14 a 16 anos), feminina e masculina.

No entanto, todos os estudantes estão envolvidos nos jogos, pois os que não estão disputando, diretamente, participam das torcidas organizadas de cada escola.

Hoje, serão disputados 36 jogos. Na quarta-feira, 14, serão 22 jogos, no terceiro dia, na quinta-feira, 15, serão 25 partidas, e no último dia, sexta-feira, 16, serão os jogos das finais, apenas na parte da manhã.

De hoje até quinta-feira, 15, os jogos serão disputados no Campo do Grêmio Esportivo Internacional, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h e na sexta-feira, 16, apenas na parte da manhã, das 8h30 às 11h30. A entrada é franca.

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves, e a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, participaram da abertura dos jogos, na manhã de hoje, e falaram da importância de realizar uma competição saudável, buscando, principalmente, a integração entre as escolas.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Carolina Fagundes, os jogos finais serão disputados com uma Brazuca, a bola oficial da Copa do Mundo, que foi adquirida pela Secretaria de Educação e Esportes especialmente para estes jogos.

As equipes vencedoras serão premiadas com uma visita ao estádio Beira Rio e à Arena do Grêmio e poderão, inclusive, entrar em campo em partidas oficiais destes times.

Projeto Copa nas Escolas

“Sabemos que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e a Copa do Mundo exerce grande força sobre as crianças, portanto devemos aproveitar esse acontecimento para embelezar nossa cidade, enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer um pouco mais do nosso país e demais países participantes. Diante disso, a Secretaria de Educação e Esportes lança a proposta de um Projeto onde envolva escola, família e comunidade no ano de Copa do Mundo. O projeto inclui trabalhar com os alunos da educação básica do município (rede municipal, estadual e particulares/comunitárias) famílias e comunidade em uma proposta socioeducativa”, explica a secretária Eunice.

O projeto está sendo desenvolvido em etapas. A primeira teve início no dia 14 de fevereiro, com a apresentação aos professores, tendo em vista que eles estiveram reunidos para o início do ano letivo. Seguido do sorteio do país que cada escola representará na competição e entrega de uma lista aos professores dando sugestões sobre atividades que podem ser realizadas em cada disciplina.

Ainda na primeira etapa, cada escola confeccionou um mascote que ficou exposto para votação popular até o dia 24 de abril.

A escola deverá organizar seu fórum interno até o final do mês de junho para que a comissão avaliadora possa prestigiar.

A ideia é que a Copa funcione como um tema transversal, permeando várias disciplinas ao mesmo tempo.

A segunda etapa começou no dia 10 de março, com a entrega das inscrições dos times por categorias: mirim, infantil e juvenil. No dia 26 de abril foi realizada a cerimônia de abertura da Copa, às 15h, com o desfile das delegações, pelo centro da cidade até a Praça da Matriz, e nesta semana estão acontecendo os jogos oficiais.

Premiação

Primeira Etapa: As turmas que se destacarem no fórum realizarão um passeio turístico pelo município

Segunda Etapa: Visita aos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio, com a oportunidade de entrar em campo com os jogadores num dia de jogo.

A Rua Coberta está decorada com uma grande bandeira do Brasil, a Avenida Borges de Medeiros têm placas decorativas e na rótula há uma bola de futebol de quatro metros de diâmetro. Além disto, foi confeccionado material gráfico, composto de folder, cartaz e banner, kit atleta, com camiseta e garrafinha de água, totalizando um investimento de R$ 35.700,00, para o qual a Secretaria conquistou a parceria da Câmara de Vereadores e, também, dos empresários rolantenses.