Associação Amigos da Biblioteca Pública inaugura projeto “Livros Livres Minibibliotecas”

A Associação Amigos da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa inaugurou, na noite da última sexta-feira, 9, o projeto “Livros Livres Minibibliotecas”, na Praça da Matriz de Rolante.

O projeto consiste na implantação de duas casinhas, uma com obras para o público infantil e outra para o público infanto-juvenil e adulto, que estarão disponíveis a qualquer horário e a qualquer pessoa, incentivando o hábito da leitura no município.

O projeto foi patrocinado pela Prefeitura de Rolante, através do Departamento de Turismo e Cultura, com um investimento de R$ 3 mil, sendo 32 obras para o público adulto e 60 para o público infantil e infanto-juvenil.

A presidente da Associação, Claudia Marin, referiu-se às Minibibliotecas como um sonho que só se tornou realidade porque foi sonhado junto com todo o grupo que compõe a entidade e porque contou com o apoio da Prefeitura, através da diretora do Departamento de Cultura, Joyce Costa, e do prefeito Ademir Gonçalves.

“Agradecemos ao prefeito por este olhar cuidadoso para com a nossa comunidade, a Joyce que é nossa grande incentivadora e a arquiteta Luciana Hanich, que elaborou gratuitamente o projeto arquitetônico das Minibibliotecas. Para que este projeto dê certo, só precisamos de leitores e do bom senso das pessoas porque estas casinhas ficarão abertas sempre e cada um que tiver interesse poderá pegar um livro, ler na praça ou levá-lo para casa. Basta devolver depois de lê-lo, dando oportunidade para que mais pessoas possam desfrutar de uma boa leitura”, comenta Claudia.

O prefeito Ademir Gonçalves parabenizou a Joyce por todas as ações executadas na área da cultura e, também, a Claudia e aos demais integrantes da Associação que tanto se empenham pela Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.

“Nestas Minibibliotecas estamos disponibilizando, além de livros, o acesso livre ao conhecimento. Espero que nós, rolantenses, saibamos valorizar este projeto. Que possamos dar este bom exemplo de cultura e de educação. Estamos lançando um desafio de que todos possam exercitar a sua cidadania através deste projeto, lendo, devolvendo os livros e cuidando destas Minibibliotecas que são de todos nós”, salienta Gonçalves.

Os interessados em fazer doações de livros para o acervo das minibibliotecas que estão na Praça podem, simplesmente, deixar as obras nas casinhas ou levar à Biblioteca Pública Municipal durante a semana.

Participaram do evento, também, a primeira-dama Maria Gonçalves, secretária municipal da Assistência Social, Santa Zucatti, secretário municipal de Obras e Transportes, Geovani Friedrich, a arquiteta Luciana Hanich, a supervisora da Secretaria de Educação e Esportes, Patrícia Castilhos dos Reis, integrantes da Associação e pessoas da comunidade.