Desfile de abertura da Copa nas Escolas integra comunidade rolantense

O desfile de abertura do Projeto Copa nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante, realizado na tarde deste sábado, 26, reuniu professores e estudantes das redes municipal, estadual e particular, que representaram, com muito orgulho, diversos países que disputarão os jogos no mês de maio.

Cada escola, com a bandeira e a camiseta do time do país que representa, desfilou com muita alegria pelo centro da cidade, que está ornamentada com placas, uma bandeira do Brasil na Rua Coberta e uma bola de quatro metros de diâmetro na rótula em frente à Igreja Matriz.

Os ônibus do Sport Club Internacional e do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense participaram do desfile e depois ficaram na Rua Coberta abertos à visitação dos torcedores, com distribuição de brindes.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, juntamente com o diretor do Departamento de Assuntos Comunitários da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado, Geraldo Pereira de Matos Filho, o ex-goleiro do Grêmio, Mazaropi, prestigiaram o evento, acompanhados pelo vereador de Porto Alegre e também ex-jogador do Grêmio, José Tarciso de Souza, o Tarciso Flecha Negra e pelo diretor consular adjunto e conselheiro do Grêmio, Flávio Becco.

O presidente da Câmara de Vereadores de Rolante, Renato Wesz, pôde ver de perto a alegria de todos os professores vestindo, literalmente, a camiseta do projeto, patrocinada pela Câmara, que também foi uma parceira do Copa nas Escolas, com a Prefeitura de Rolante, os comerciantes e empresários que acreditaram nesta ideia e patrocinaram a decoração e os uniformes das equipes que disputarão os jogos.

O Sport Club Internacional, representado pelo Cônsul de Rolante, Ari Léo Heidrich (Pingo), e pelo ex-jogador Luiz Carlos Melo Lopes, o Caçapava, reuniu um grande número de torcedores que desfilaram representando o consulado local.

“O projeto existe para que possamos usar a Copa do Mundo para despertar nos alunos o interesse pela construção do conhecimento. Agradeço a todos que acreditaram nesta ideia, nos apoiando, participando ativamente para que ele se tornasse realidade e para que hoje pudéssemos fazer este lindo desfile”, comenta a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.

Tarciso elogiou o projeto, dizendo que é lindo ver gremistas e colorados juntos. “Vocês estão dando um exemplo para todo o Rio Grande do Sul. Sinto-me muito orgulhoso e muito emocionado por estar participando deste momento com vocês”, salienta Tarciso.

Caçapava falou sobre a importância da educação, de respeitar os pais e professores, do orgulho de vestir a camisa do Inter, mas deixou um recado às crianças: “Futebol é inteligência. Estudem. Se quiserem ter uma carreira duradoura no esporte, estudem primeiro”, disse Caçapava.

O ex-secretário de Esporte e Lazer do Estado, Kalil Sehbe, que prestigiou o evento, disse que o projeto Copa nas Escolas é uma feliz iniciativa. “Em Rolante a Copa já começou e muito bem, com a base da transformação social que é a educação e isto só acontece com a liderança dos professores e o apoio da família. O esporte educa porque com ele todos somos iguais”, comenta Sehbe.

O atual secretário de Esporte e Lazer do Estado, Ricardo Petersen, que garantiu apoio ao projeto e sua presença na abertura oficial no evento desde que a secretária Eunice e sua equipe fizeram a apresentação do Copa nas Escolas a Petersen, em Porto Alegre, disse que é uma grande alegria poder apoiar o município através deste projeto.

“Quando conhecemos o Copa nas Escolas escolhemos Rolante para implantarmos um projeto chamado Esporte e Lazer na Comunidade (PELC), que atenderá 400 pessoas, porque acreditamos na seriedade do trabalho que é desenvolvido aqui”, comenta Petersen.

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), agradeceu o empenho da secretária Eunice e de toda a sua equipe, bem como dos diretores e professores das escolas de todas as redes, que “abraçaram” este projeto e fizeram dele um exemplo não apenas na área do esporte, mas no sentido amplo da educação e da cultura. “Este projeto nos abriu muitas portas, nos trouxe excelentes parcerias, uniu gremistas e colorados, fez com que aumentasse o nosso orgulho pela nossa cidade, pelo nosso país. Mas isto não pode ser coisa de momento, temos que continuar cultivando este sentimento sempre. Agradeço a cada um que se fez presente aqui hoje, fazendo deste evento uma grande festa da cidadania”, salienta Gonçalves.

Durante o evento, o grupo de Hip Hop fez uma apresentação e, também, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Zimmer apresentou uma dança. Logo em seguida foram conhecidos os vencedores do concurso do Mascote e Mascotinho do Projeto Copa nas Escolas.

A Escola Municipal de Educação Infantil Recanto da Alegria foi a vencedora do Mascotinho, com 367 votos, e a Escola Estadual de Educação Básica Comendador Albino Souza Cruz foi a vencedora do Mascote com 919 votos. Ao todo, foram mais de 3 mil votos para a escolha do Mascote e do Mascotinho.