Prefeitura de Rolante realiza audiência pública sobre saneamento básico

A Prefeitura de Rolante, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, realizou uma audiência pública sobre saneamento básico na noite da última quinta-feira, 24, na Sociedade de Canto Carlos Gomes, com o objetivo de informar à comunidade os benefícios das obras que estão sendo realizadas na cidade, para construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), elevatórias e redes coletoras de esgoto sanitário, com um investimento total de R$ 28 milhões para atender cerca de 70% da zona urbana do município e, também, para esclarecer os transtornos que estas obras causam na cidade.

Num primeiro momento, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Jorge Fischer, fez uma explanação sobre o trabalho que está sendo desenvolvido e sobre a importância do saneamento básico para a população.

“Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades”, explica Fischer.

O engenheiro da Corsan, Carlos Leal, fez uma apresentação sobre o trabalho que a Companhia está desenvolvendo no município através desta obra e salientou que os transtornos momentâneos são muito pequenos diante dos benefícios que trarão à saúde de toda a comunidade, tendo em vista que investir em saneamento básico é sinônimo de qualidade de vida, de saúde.

O superintendente adjunto da Corsan, Ubiratan Guilherme, ressaltou a importância do investimento que está sendo feito em Rolante. “Cada real investido em coleta e tratamento de esgoto, economizamos mais de R$ 4,00 em saúde”, comenta Guilherme.

O secretário de Habitação e Saneamento do Estado, Marcel Frison, salientou que entende que a comunidade se sinta incomodada com os transtornos causados pela obra, mas que no futuro todos vão se orgulhar muito de morar numa cidade onde a administração se preocupou com sua comunidade, investindo em saneamento básico. “Rolante vai se tornar muito mais conhecida no Rio Grande do Sul, vai impulsionar o turismo e incentivar outros municípios a fazerem o mesmo”, salienta Frison.

Depois de todas as falas, foi aberto espaço para que a comunidade fizesse perguntas, as quais foram respondidas pelo engenheiro da Prefeitura, Silmar Melo, pelo gerente da Corsan em Rolante, Jairo Reichert, pelo secretário Jorge Fischer, por Frison, Guilherme e pelo prefeito Ademir Gonçalves.

Uma das perguntas feitas durante a audiência foi sobre a questão da abertura de várias ruas ao mesmo tempo. “Por que não abrir uma e terminar o trabalho nela para depois começar em outra rua?” A resposta foi dada pelo prefeito, que explicou que são várias frentes de trabalho, que esta também é uma preocupação dele e que diariamente cobra do setor de engenharia da Prefeitura para que acompanhe a obra buscando causar o mínimo de transtornos possíveis à comunidade. No entanto, pede a compreensão do comércio e das pessoas, de um modo geral, porque estes transtornos são necessários para que a obra seja realizada.

Encerrando o evento, Gonçalves agradeceu a presença de todos, pediu desculpas à comunidade pelos transtornos causados em função da obra, mas salientou que se tivesse que optar por uma entre todas as outras obras que estão para acontecer no município, com certeza ele escolheria o saneamento básico. “Daqui a algum tempo Rolante será lembrado como um dos municípios que mais investiu em saneamento básico, que se preocupou com a saúde da sua comunidade, e serviremos de exemplo para todo o Brasil”, salienta Gonçalves.

Participaram do evento, também, o vice-prefeito e secretário da Saúde, Régis Zimmer, os vereadores José Sehnem e Jair Rodrigues da Silva, secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, secretário de Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva, secretário da Administração, José Alveri Alves Pedroso, secretária de Assistência Social, Santa Zucatti, diretora do Departamento de Turismo e Cultura, Simone Tadiotto, assessor de Controle, Gestão e Transparência, André Wastowski, presidente da Acisa, Álvaro Linck, presidente da CDL, Luiz Henrique da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Oliveira, presidente do Comude, Aline Nandi, presidente da Fundação Hospitalar de Rolante, Ricardo Raimundo, gerente da Sicredi, Jerri Schmidt, supervisor regional da Emater, Nelson Baldasso, chefe do Escritório da Emater, Janelise Wastowski, diretores, professores e pessoas da comunidade.