Élio Carravetta, preparador físico do Internacional, fala sobre “Dimensões humanas do esporte” em Rolante

O preparador físico do Internacional, Élio Carravetta, esteve em Rolante, na noite da última terça-feira, 15, no Salão de Atos da Escola Sagrada Família, a convite da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, para falar sobre “Dimensões humanas do esporte”. Élio Carravetta foi recebido pelo vice-prefeito no exercício do cargo de prefeito, Régis Zimmer, e pela secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.

Durante o evento, que contou com a participação de profissionais de educação física, diretores de escolas, professores, estudantes e pessoas da comunidade, Carravetta falou sobre a evolução do esporte e da relação do desporto moderno com a educação e a pedagogia.

Carravetta falou, ainda, sobre as etapas do processo de treinamento, para que um atleta possa atingir o alto rendimento, destacando, também, o cunho social do esporte.

Na oportunidade, Zimmer e Eunice fizeram a entrega de camisetas do projeto Copa nas Escolas, doadas pela Câmara de Vereaodores, a alguns diretores e professores. A Câmara doou as camisetas para todos os professores para o desfile de abertura do projeto, que será realizado no dia 26 de abril, às 15h, pelo centro da cidade, até a Praça da Matriz.

Projeto Copa nas Escolas

“Sabemos que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e a Copa do Mundo exerce grande força sobre as crianças, portanto devemos aproveitar esse acontecimento para embelezar nossa cidade, enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer um pouco mais do nosso país e demais países participantes. Diante disso, a Secretaria de Educação e Esportes lança a proposta de um Projeto onde envolva escola, família e comunidade no ano de Copa do Mundo. O projeto inclui trabalhar com os alunos da educação básica do município (rede municipal, estadual e particulares/comunitárias) famílias e comunidade em uma proposta socioeducativa”, explica a secretária Eunice.

O projeto está sendo desenvolvido em etapas. A primeira teve início no dia 14 de fevereiro, com a apresentação aos professores, tendo em vista que eles estiveram reunidos para o início do ano letivo. Seguido do sorteio do país que cada escola representará na competição e entrega de uma lista aos professores dando sugestões sobre atividades que podem ser realizadas em cada disciplina.

Ainda na primeira etapa, cada escola confeccionou um mascote que ficará exposto para votação popular na Prefeitura até o dia 24 de abril. A votação também pode ser  feita pelo site da prefeitura: http://www.prefrolante.com.br

A escola deverá organizar seu fórum interno até o final do mês de junho para que a comissão avaliadora possa prestigiar.

A ideia é que a Copa funcione como um tema transversal, permeando várias disciplinas ao mesmo tempo.

A segunda etapa começou no dia 10 de março, com a entrega das inscrições dos times por categorias: mirim, infantil e juvenil. No dia 26 de abril será realizada a cerimônia de abertura da Copa, às 15h, com o desfile das delegações, pelo centro da cidade até a Praça da Matriz, e nos dias 13, 14, 15 e 16 de maio acontecerão os jogos oficiais.

Premiação

Primeira Etapa: As turmas que se destacarem no fórum realizarão um passeio turístico pelo município

Segunda Etapa: Visita aos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio, com a oportunidade de entrar em campo com os jogadores num dia de jogo.

A Rua Coberta será decorada com uma grande bandeira do Brasil, a ciclovia e a Avenida Borges de Medeiros terão placas decorativas e na rótula haverá uma bola de futebol de quatro metros de diâmetro. Além disto, haverá material gráfico, composto de folder, cartaz e banner, kit atleta, com camiseta e garrafinha de água, totalizando um investimento de R$ 35.700,00, para o qual a Secretaria solicitou a parceria da Câmara de Vereadores e, também, dos empresários rolantenses.

A Câmara confirmou a parceria e muitos empresários já confirmaram que serão parceiros neste projeto que envolverá diretamente mais de 1.500 estudantes na disputa dos jogos e toda a comunidade rolantense de um modo geral.

Jogos da Copa nas Escolas

Os jogos, que serão realizados no mês de maio, terão a participação direta de 1.500 estudantes, divididos nas seguintes categorias: mirim (9 a 11 anos), infantil (12 a 13 anos) e juvenil (14 a 16 anos), feminina e masculina.

No entanto, todos os estudantes estarão envolvidos nos jogos, pois os que não estiverem disputando, diretamente, participarão das torcidas organizadas de cada escola.