Secretário de Cultura do Estado visita a Biblioteca Pública de Rolante

A Biblioteca Municipal Rui Barbosa, de Rolante, recebeu a visita do secretário de Cultura do Estado, Luiz Antonio de Assis Brasil, e do diretor de Cidadania e Diversidade Cultural, João Pontes, na tarde desta segunda-feira, 7.

A visita do secretário ao município foi motivada pelo fato de que a Biblioteca Pública Rui Barbosa foi contemplada no Edital SEDAC Nº 14 de Modernização de Bibliotecas Públicas através do Projeto Fênix, que tem por objetivo a revitalização deste espaço com a aquisição de acervo bibliográfico (aproximadamente 600 livros) no valor de R$ 30.950,10, equipamento de informática e audiovisual no valor de R$ 11.145,00 e mobiliário destinado à implantação do setor infantil no valor de R$ 19.022,71.

Desta forma, totalizando R$ 61.117,81 sendo R$ 55.000,00 recursos recebidos do governo do estado e R$ 6.117,81 de recursos próprios do município como contrapartida. As aquisições serão realizadas através de pregão presencial realizado hoje, 7, e amanhã, 8 de abril. Depois disto, a Biblioteca passará por um período de reorganização destes novos ambientes para então iniciar novas atividades como Hora do Conto semanal, Rodas de Leitura e Saraus.

O secretário foi recebido pelo prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), vereador Jair Silva, representando a Câmara de Vereadores, pela secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, diretora do Departamento de Cultura, Joyce Costa, supervisora da Secretaria de Educação e Esportes, Patrícia Castilhos dos Reis, presidente da Associação Amigos da Biblioteca Pública, Cláudia Marin, vice-presidente do Conselho de Políticas Culturais, Rita Scaratti, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris, Nara Voltz, professoras Luciane Reinheimer e Michele Bertotti.

Durante a visita, os alunos do Jardim A da Escola de Educação Infantil Arco-Íris apresentaram a história “O hipopótamo e a palavra mágica”, momento que encantou o secretário e a todos que estavam na Biblioteca.

Gonçalves salientou que a administração municipal, através do Departamento de Cultura, está trabalhando para dar o devido destaque à Biblioteca Pública Rui Barbosa. “Queremos realizar um trabalho de valorização à leitura e à cultura como um todo”, comenta o prefeito Ademir Gonçalves.

O município possui o Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fundo Municipal de Cultura e deve concluir o Plano Municipal de Cultura até o fim do ano.

“Fico surpreso pelo fato de Rolante já ter implantado o Conselho, o Fundo e já estar com o Plano Municipal de Cultura em andamento. Estou muito contente em ver um pouco do trabalho que está sendo desenvolvido em Rolante que foi contemplado com estes recursos porque tinha um excelente projeto”, comenta Assis Brasil.