Projeto Copa nas Escolas recebe o apoio do Consulado da Alemanha

O projeto Copa nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Rolante, vem conquistando o apoio de todos que o conhecem. Na última sexta-feira, 4,  o projeto foi apresentado ao vice-cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul, Lars Franzen, e a auxiliar administrativa do consulado, Verônica Kühle.

O projeto, apresentado pela comitiva formada pela secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, juntamente com a assessora da Secretaria, Carolina Fagundes, assessor de Planejamento Estratégico, Douglas Kaiser, e pelo funcionário da Secretaria, Sérgio Tadiotto, encantou Franzen.

“Este é o primeiro projeto deste tipo, envolvendo esporte e educação, que recebemos no consulado. O projeto é incrível. A equipe da Secretaria de Educação e Esportes está conduzindo este projeto de uma forma profissional. Por isto fazemos questão de participar, de auxiliar no que for possível”, comenta Franzen.

Depois de conhecer ainda melhor os detalhes do projeto, Franzen e Verônica entregaram camisetas que serão distribuídas às crianças que representarão a Alemanha nos jogos da Copa das Escolas, algumas bandeirinhas e kits com material informativo sobre a Alemanha para todas as escolas que estudarão o país durante o desenvolvimento do projeto.

Projeto Copa nas Escolas

“Sabemos que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e a Copa do Mundo exerce grande força sobre as crianças, portanto devemos aproveitar esse acontecimento para embelezar nossa cidade, enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer um pouco mais do nosso país e demais países participantes. Diante disso, a Secretaria de Educação e Esportes lança a proposta de um Projeto onde envolva escola, família e comunidade no ano de Copa do Mundo. O projeto inclui trabalhar com os alunos da educação básica do município (rede municipal, estadual e particulares/comunitárias) famílias e comunidade em uma proposta socioeducativa”, explica a secretária Eunice.

O projeto está sendo desenvolvido em etapas. A primeira teve início no dia 14 de fevereiro, com a apresentação aos professores, tendo em vista que eles estiveram reunidos para o início do ano letivo. Seguido do sorteio do país que cada escola representará na competição e entrega de uma lista aos professores dando sugestões sobre atividades que podem ser realizadas em cada disciplina.

Ainda na primeira etapa, cada escola confeccionou um mascote que ficará exposto para votação popular até o dia 24 de abril.

A escola deverá organizar seu fórum interno até o final do mês de junho para que a comissão avaliadora possa prestigiar.

A ideia é que a Copa funcione como um tema transversal, permeando várias disciplinas ao mesmo tempo.

A segunda etapa começou no dia 10 de março, com a entrega das inscrições dos times por categorias: mirim, infantil e juvenil. No dia 26 de abril será realizada a cerimônia de abertura da Copa, às 15h, com o desfile das delegações, pelo centro da cidade até a Praça da Matriz, e nos dias 13, 14, 15 e 16 de maio acontecerão os jogos oficiais.

Premiação

Primeira Etapa: As turmas que se destacarem no fórum realizarão um passeio turístico pelo município

Segunda Etapa: Visita aos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio, com a oportunidade de entrar em campo com os jogadores num dia de jogo.

A Rua Coberta será decorada com uma grande bandeira do Brasil, a ciclovia e a Avenida Borges de Medeiros terão placas decorativas e na rótula haverá uma bola de futebol de quatro metros de diâmetro. Além disto, haverá material gráfico, composto de folder, cartaz e banner, kit atleta, com camiseta e garrafinha de água, totalizando um investimento de R$ 35.700,00, para o qual a Secretaria solicitou a parceria da Câmara de Vereadores e, também, dos empresários rolantenses.

A Câmara confirmou a parceria e muitos empresários já confirmaram que serão parceiros neste projeto que envolverá diretamente mais de 1.500 estudantes na disputa dos jogos e toda a comunidade rolantense de um modo geral.

Jogos da Copa nas Escolas

Os jogos, que serão realizados no mês de maio, terão a participação direta de 1.500 estudantes, divididos nas seguintes categorias: mirim (9 a 11 anos), infantil (12 a 13 anos) e juvenil (14 a 16 anos), feminina e masculina.

No entanto, todos os estudantes estarão envolvidos nos jogos, pois os que não estiverem disputando, diretamente, participarão das torcidas organizadas de cada escola.