Secretaria de Educação participa do 1º Fórum da Educação organizado pelo PGQP

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes participou do 1º Fórum de Educação organizado pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), com apoio de entidades como Fecomércio, Federasul e Movimento Agenda 2020, realizado na FIERGS, na última segunda-feira, 31.

O Fórum, que teve como tema "Educação que Dá Certo - Mobilizando para Soluções", contou com a participação de painelistas de várias áreas: empresários, comunicadores e profissionais da educação.

Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do PGQP, foi um dos primeiros painelistas, enfatizando a importância do tema educação.

Durante o dia, a secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, juntamente com diretores das escolas da rede unicipal de Rolante, além de colaboradores da Secretaria e do assessor de Planejamento Estratégico, Douglas Kaiser, acompanharam palestras com diferentes abordagens, sendo que destacaram-se as apresentações de Mozart Neves Ramos (diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna); Ronald Krummenauer (Diretor Executivo da Agenda 2020); Claudia Costin (Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro - RJ) e Gabriel Carneiro Costa (Life Coach, Especialista em Relações Humanas e Psicologia Positiva).

Também foram apresentados cases de sucesso em escolas do Rio Grande do Sul e do país.

Dentre os assuntos apresentados pelos palestrantes, enfatizou-se muito a participação da família no ensino, numa corresponsabilidade com a escola. Gabriel Carneiro usou um velho ditado popular para provocar a plateia, dizendo que "não é errando que se aprende, como diz o ditado, mas sim refletindo sobre o erro e promovendo mudanças". Carneiro salientou, ainda, o quanto o exemplo dos pais, por suas atitudes, influencia na formação das crianças.

Claudia Costin, por sua vez, disse que os educadores não devem ser "fornecedores, mas sim asseguradores", numa referência de que ser professor não é apenas dar informação, transmitir conhecimento, mas sim possibilitar que o educando tenha reais possibilidades de absorver o conhecimento, mas também ser influenciado pelo que está sendo repassado.

Em diferentes momentos, a participação da sociedade na educação foi abordada. Gestão eficiente de recursos, cobrança por resultados qualitativos, acompanhamento do desempenho dos filhos foram alguns assuntos que pautaram as discussões do Fórum.

Texto e foto: Douglas Kaiser