Estudantes rolantenses aprendem o alfabeto enquanto preservam o meio ambiente

O Jardim B é o último nível das escolas municipais de Educação Infantil de Rolante. Nesta etapa, as crianças começam a aprender o alfabeto, fazem atividades que as preparam para enfrentar o primeiro ano do Ensino Fundamental, misturando brincadeiras com aprendizado.

Foi pensando nisto que a professora do Jardim B da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda, de Rolante, Neiva Kuhn, começou a desenvolver o projeto “Meio Ambiente de A a Z”, com a sua turma composta por 20 alunos, com idades entre quatro e cinco anos.

“As crianças vão aprender o alfabeto relacionando cada letra a conceitos de preservação porque o cuidado com o meio ambiente é uma grande preocupação e um compromisso nosso não apenas para os dias de hoje, mas para o nosso futuro”, comenta a professora Neiva.

Quando estavam trabalhando a letra A, os alunos fizeram várias atividades, culminando com o plantio de uma árvore. Na letra B o fechamento foi um passeio de bicicleta pelos arredores da escola, na manhã desta quarta-feira, 26, com o apoio da Brigada Militar, que controlou o trânsito durante todo o trajeto.

Ainda na letra B, as crianças montaram a frase “Vá de bicicleta... Com amor e cuidado, o mundo fica mais perfumado”, que será impressa em adesivos que serão comercializados para incentivar o uso deste meio de transporte e, também, para arrecadar fundos para formatura da turma no fim do ano.

Outras ações serão desenvolvidas ao longo de 2014, conforme as letras forem trabalhadas, tendo em vista que o projeto vai durar todo o ano letivo.

“Quando chegarmos à letra g, por exemplo, vamos falar nas garrafas pet e fazer trabalhos de reciclagem com elas. Na letra l trabalharemos com latinhas e no z, faremos uma visita ao zoológico”, explica a professora Neiva que está cheia de ideias para trabalhar com as crianças neste projeto.