Rolante recebe médico cubano através do Programa Mais Médicos

O município de Rolante também foi contemplado pelo Programa Mais Médicos, recebendo, no dia 13 de março, o médico cubano Jorge Rabi.

Rabi chegou ao Brasil no início do mês de fevereiro, para participar de cursos de capacitação, inclusive na parte que diz respeito ao idioma, para facilitar a comunicação com os pacientes.

Em Rolante, Rabi foi recebido pelo prefeito, Ademir Gonçalves (Dirão), pelo vice-prefeito e secretário da Saúde, Regis Zimmer (Geada,) e pelo vereador Jair Silva, representando a Câmara de Vereadores, que ficaram felizes com a chegada do médico ao município.

“O Dr. Jorge veio para somar com o grupo de médicos que trabalham em nossas unidades de saúde. Será uma troca de experiências, tanto para nós quanto para ele. Ele vai trabalhar no Programa Estratégia de Saúde da Família, pois já é formado há dez anos e sempre dedicou-se a esta área”, comenta Zimmer.

A remuneração do médico é de responsabilidade do Governo Federal, ficando a cargo do município auxílio alimentação e moradia.

“Neste momento o Dr. Jorge está dando continuidade ao processo de capacitação e fazendo a regularização dos documentos para que possa exercer a profissão no Brasil. Em breve ele estará atendendo em Rolante. Serão 32h semanais de atendimento e 8h de capacitação”, explica Gonçalves.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

As vagas são oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceita candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.