Combatendo as dietas “malucas”: Meninas rolantenses recebem orientações sobre alimentação saudável nas escolas

Atendendo a um chamado da coordenadora da maior escola municipal de Ensino Fundamental de Rolante, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Luciana dos Anjos, realizou palestras para as estudantes do 5° ao 9° ano, com idades entre 11 e 15 anos, abordando o tema “Alimentação Saudável”.

“A infância e adolescência são períodos muito especiais da vida e de extrema importância, pois muitos dos hábitos adquiridos nesta fase serão decisivos para a idade adulta. Os padrões de beleza impostos pela sociedade fazem muitas jovens se arriscarem em dietas exageradas e usarem fórmulas milagrosas para emagrecer, o que pode provocar doenças como a bulimia e a anorexia”, comenta Luciana.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Zimmer, a coordenadora Claudete Ramos sentiu a importância de solicitar à nutricionista Luciana dos Anjos uma conversa com as alunas dos 5º ao 9º ano, tendo em vista que as estudantes tinham muitas dúvidas referentes a dietas da moda, omitir refeições, substituição de refeições importantes por outros alimentos ricos em açúcar e gordura, preocupações excessivas com peso e estética, entre outras.

Para tentar esclarecer estas dúvidas e dar dicas de alimentação saudável, Luciana esteve na escola, na última terça-feira, 18, nos turnos da manhã e da tarde, conversando com mais de cem meninas no ginásio da escola, por 1h15min em cada turno.

A nutricionista falou sobre os problemas que a obesidade pode causar à mulher, como infertilidade, depressão, distúrbios alimentares, baixa autoestima, hipertensão, dislipidemia (presença de níveis elevados de lipídios – gorduras – no sangue), infarto, doença cardiovascular, diabetes, câncer de mama, de endométrio e de cólon intestinal e, também, envelhecimento precoce.

Luciana falou, também, sobre a importância de beber água, principalmente em jejum, pois ela auxilia na eliminação de toxinas devido ao seu efeito diurético e gastrocólico, que é o que ocorre quando ela chega ao estômago vazio e desencadeia reflexos na musculatura do intestino, estimulando o trânsito das fezes. Além de responder muitas perguntas das estudantes e mostrar as quantidades de açúcar que contém nos alimentos que elas consomem com frequência, como salgadinhos, biscoitos recheados e refrigerantes, o que causou espanto nas meninas pela grande concentração de açúcar, por exemplo, em um refrigerante de 600 ml.

“Uma alimentação equilibrada, saudável e regular, associada a exercícios físicos, é a melhor forma para o emagrecimento saudável. Quando se faz dietas “malucas”, para emagrecer rapidamente, ficando muito tempo em jejum a pessoa até elimina de 1 kg a 1,8 kg em poucos dias, mas quando volta a se alimentar como de costume recupera o que eliminou e um pouco mais. Por isto que falamos tanto na importância da reeducação alimentar”, explica a nutricionista Luciana dos Anjos.

As demais escolas de Rolante também receberão a visita da nutricionista para abordar este tema com as estudantes, conforme agendamento na Secretaria Municipal de Educação e Esportes.