Projeto Copa nas Escolas recebe apoio do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Projeto Copa nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante, foi apresentado ao presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Fábio Koff, na tarde da última terça-feira, 11, e ao ex-jogador do clube, Tarciso Flecha Negra, pela secretária de Educação e Esportes, Eunice Silveira, juntamente com a supervisora e a assessora da Secretaria, Patrícia Castilhos dos Reis e Carolina Fagundes.

Depois que o grupo apresentou o projeto, Koff disse que a Copa nas Escolas foi uma excelente ideia. “Este projeto tem um alcance pedagógico muito grande, foi muito bem pensado. As crianças vão ter interesse em conhecer os países que vão disputar a Copa”, comenta o presidente Fábio Koff.

Tarciso colocou-se à disposição para fazer uma palestra para os estudantes rolantenses e já garantiu sua presença na abertura oficial do Projeto, com desfile das delegações no centro da cidade, no dia 26 de abril.

Koff abriu as portas do clube para o projeto. As equipes vencedoras de cada categoria da Copa nas Escolas poderão entrar com os jogadores num dia de jogo na Arena e também todos os participantes do projeto poderão conhecê-la, o que envolve mais de 300 estudantes. Além disto, no dia da abertura oficial o “Arena Bus” estará em Rolante, assim como o ônibus do Sport Club Internacional, para que os torcedores de ambos os times possam prestigiar seus clubes.

O presidente Fábio Koff ficou tão entusiasmado com o projeto de Rolante que solicitou que sua assessoria de comuniação registrasse a visita e incluísse uma matéria no caderno do jogo do próximo domingo que será entregue a todos os torcedores gremistas que forem à Arena.

“Estamos muito felizes com todo o apoio que estamos recebendo na nossa cidade, da Câmara de Vereadores, que patrocinou as camisetas do projeto para todos os professores, dos empresários que vão patrocinar o fardamento das equipes das escolas, de vários consulados e, também, da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado e da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs)”, comenta a secretária Eunice.

Projeto Copa nas Escolas

“Sabemos que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e a Copa do Mundo exerce grande força sobre as crianças, portanto devemos aproveitar esse acontecimento para embelezar nossa cidade, enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer um pouco mais do nosso país e demais países participantes. Diante disso, a Secretaria de Educação e Esportes lança a proposta de um Projeto onde envolva escola, família e comunidade no ano de Copa do Mundo. O projeto inclui trabalhar com os alunos da educação básica do município (rede municipal, estadual e particulares/comunitárias) famílias e comunidade em uma proposta socioeducativa”, explica a secretária Eunice.

Este projeto envolve as escolas, as famílias e o município como um todo.

O projeto está sendo desenvolvido em etapas. A primeira teve início no dia 14 de fevereiro, com a apresentação aos professores, tendo em vista que eles estiveram reunidos para o início do ano letivo. Seguido do sorteio do país que cada escola representará na competição e entrega de uma lista aos professores dando sugestões sobre atividades que podem ser realizadas em cada disciplina.

Ainda na primeira etapa, cada escola deverá confeccionar um mascote até o dia 17 de março. Os critérios para a criação do mascote ficarão sob responsabilidade de cada da escola. Do dia 17 de março até 11 de abril os mascotes serão expostos para votação popular.

A escola deverá organizar seu fórum interno até o final do mês de junho para que a comissão avaliadora possa prestigiar.

A ideia é que a Copa funcione como um tema transversal, permeando várias disciplinas ao mesmo tempo.

A segunda etapa começou no dia 10 de março, com a entrega das inscrições dos times por categorias: mirim, infantil e juvenil. No dia 26 de abril será realizada a cerimônia de abertura da Copa, às 15h, com o desfile das delegações, pelo centro da cidade até a Praça da Matriz, e nos dias 13, 14, 15 e 16 de maio acontecerão os jogos oficiais.

Premiação

Primeira Etapa: As turmas que se destacarem no fórum realizarão um passeio turístico pelo município.

Segunda Etapa: Visita aos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio, com a oportunidade de entrar em campo com os jogadores num dia de jogo.

A Rua Coberta será decorada com uma grande bandeira do Brasil, a ciclovia e a Avenida Borges de Medeiros terão placas decorativas e na rótula haverá uma bola de futebol de quatro metros de diâmetro. Além disto, haverá material gráfico, composto de folder, cartaz e banner, kit atleta, com camiseta e garrafinha de água, totalizando um investimento de R$ 35.700,00, para o qual a Secretaria solicitou a parceria da Câmara de Vereadores e, também, dos empresários rolantenses.

A Câmara confirmou a parceria e muitos empresários já confirmaram que serão parceiros neste projeto que envolverá diretamente mais de 800 estudantes na disputa dos jogos e toda a comunidade rolantense de um modo geral.