Mais de três mil pessoas participam do desfile típico da 18ª Kuchenfest

A abertura oficial da 18ª Kuchenfest, como já é tradição no município de Rolante, começou com um desfile típico pela Avenida Borges de Medeiros, na tarde do último domingo, 9, com distribuição de cuca e chopp, com a participação de mais de três mil pessoas.

A cada ano o município busca realizar uma grande festa, pois a Kuchenfest, além de ser um resgate da cultura rolantense, marca a comemoração do aniversário de Rolante, comemorado em 28 de fevereiro.

Neste ano, a organizadora da festa, a Associação Rolantense de Eventos (ARE), juntamente com a Secretaria de Educação e Esportes, envolveu diversas entidades e toda a comunidade, de um modo geral, no desfile.

“Fico muito feliz em ver a comunidade envolvida no desfile, nos preparativos da festa, na organização da Kuchenfest como um todo. A participação de tantas pessoas neste desfile só mostra que a Kuchenfest é uma festa da comunidade e que precisa ser, sim, organizada por ela, tendo a Prefeitura como uma apoiadora”, comenta o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão).

Logo após o desfile foi realizada a abertura oficial da Kuchenfest, na Rua Coberta, em frente à Praça da Matriz, com a participação do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Régis Zimmer (Geada), a secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, o secretário de Trabalho e Emprego do Estado, Pompeo de Mattos, Superintendente Adjunto da Corsan, Ubiratan Guilherme, o vereador José Sehnem (Seninha), representando a Câmara de Vereadores, vereadores Elton Arnhold e Luciano Altneter (Nico), secretários municipais, presidente da ARE, João Fernandes e vice-presidente da ARE, Flaubiano Lima, vereador de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, representante do deputado Ciro Simoni, Fabio Rolim Medeiros, representante do deputado João Fischer, Lenoir Schönarid, representando a Associação de Cuqueiras e Cuqueiros de Rolante, chefe do Escritório da Emater, Janelise Wastowski, soberanas da 18ª Kuchenfest, rainha Franciele Grings dos Santos, 1ª Princesa Camila Schacker, e 2ª Princesa Daniela Boniatti, Rei e Rainha da 3ª Idade, e Valentin Bonetto e Luiza Bonetto e a 2ª Princesa Miss Surda Brasil, Larissa Basei.

Expectativa

A ARE espera receber mais de 25 mil pessoas nos três dias de festa, com uma comercialização de 12 mil cucas.

Para a produção artesanal dos mais de 25 sabores de cucas, entre doces e salgados, com 85 cuqueiras e cuqueiros trabalhando na Kuchenhaus (Casa da Cuca), sob a coordenação da Emater.

Neste ano, como é tradição, será lançado um novo sabor de cuca que só será revelado no início da festa.

Programação

A festa, propriamente dita, acontece nos dias 14, 15 e 16 de março, no Parque da Cuca, na Rua Júlio Kohlorausch, 524, mas a cidade está em ritmo de Kuchenfest e, a partir desta segunda-feira, 10, até quinta-feira, 13, há programação na Praça da Matriz, com shows de bandas locais e comercialização de cuca, chopp e passeio de bondinho.

Na sexta-feira, 14, às 13h será realizado o Baile da Terceira Idade, com as Bandas Signus e Baila-Baila (ingresso – 1kg de alimento não perecível) e à 1h show nacional com João Neto e Frederico. No sábado, 15, às 15h30 Kuchenfest Infantil e à meia-noite show nacional com Diogo Nogueira e no domingo, 16, shows nacionais com Lucas e Felipe, às 19h e Nenhum de Nós às 21h.

Ingressos antecipados podem ser adquiridos ao preço de R$ 10,00 até quarta-feira, 12, no comércio local e pelo site www.blueticket.com.br

O passaporte, que dá acesso ao parque durante os três dias de festa, custa R$ 30,00 e o camarote, com direito a 30 pulseiras, sendo dez por noite, custa R$ 2.500,00, com direito a um barril de chopp de 30 litros por noite.

No entanto, há horários livres de cobrança de ingresso nos três dias do evento.

Na sexta-feira, 14, a cobrança de ingressos começa às 18h, no sábado, às 15h e no domingo às 13h.

Eventos paralelos:

Etapa do Campeonato Gaúcho de Voo Livre no Morro da Asa Delta, Concurso de Vitrines, Cuca Bike (passeio ciclístico), comercialização de produtos coloniais e artesanato local, escolha das soberanas da 19ª Kuchenfest.