Candidatas a soberanas da 19ª Kuchenfest participam de oficina de cucas

No meio dos preparativos para a 18ª Kuchenfest, que será realizada de 14 a 16 de março, a ARE já está preparando as candidatas a soberanas da 19ª edição deste evento que já conquistou o título de uma das maiores festas do Vale do Paranhana.

As sete candidatas que disputam o título de rainha e princesas da 19ª Kuchenfest estão sendo preparadas para o concurso que culminará com o desfile, no dia 16 de março.

As atividades preparatórias tiveram início no dia 10 de fevereiro e abordarão diversos temas como oratória, dança e coreografia, oficina de cucas e dicas nutricionais, cuidados com a pele e maquiagem, história de Rolante e da festa, entre outros assuntos.

A “Oficina Mestre Cuca” foi realizada na tarde desta quarta-feira, 26, no Setor Ambiental Carlos Henemann, na localidade de Campinas, onde as meninas aprenderam, na prática, a fazer a verdadeira cuca colonial e tiveram dicas nutricionais com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura, Luciana dos Anjos e com a coordenadora da merenda escolar do município, Neusa Pretto.

A cuca colonial é a marca de Rolante, que ostenta o título de Capital Nacional da Cuca e, para resgatar a cultura alemã, há seis anos a Secretaria Municipal de Educação e Esportes implantou a “Oficina Mestre Cuca”, da qual participam estudantes de escolas de todas as redes de ensino: municipal, estadual e particular, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

As sete candidatas à corte da Kuchenfest receberam orientações da professora aposentada Leda de Oliveira e da cuqueira Alice Panzenhagen, que ministram a oficina voluntariamente.

Ana Paula Ostjen, Kelly Tainá do Amaral, Ingrid Vieira Wulff, Jeniffer Nicole Dörr, Letícia Beatriz Silveira, Paloma Jaíne da Silva e Talita Bohrer, aprenderam a preparar a verdadeira cuca colonial de Rolante, seguindo a mesma receita utilizada pelas cuqueiras durante a Kuchenfest, cucas estas que atraem milhares de visitantes ao município durante três dias de festa.

Durante a oficina, as candidatas, que antes só saboreavam as cucas feitas pelas avós ou pelas cuqueiras de Rolante, viram que realmente não e fácil preparar uma cuca artesanal e que, a partir de agora, poderão falar sobre a cuca de Rolante com conhecimento de quem sabe prepará-la.

A preparação das candidatas, que está sendo coordenada pela diretora do Departamento de Cultura de Rolante, Joyce Costa, juntamente com a coordenadora da Secretaria da Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Trabalho, Diana Schierholt, teve início no dia 10 de fevereiro, com um curso de oratória com Meuris Seibel, (ao todo serão sete encontros sobre este tema); no dia 12 tiveram a primeira aula de dança e coreografia, com Daniel Mota (serão quatro encontros); dia 21 tiveram uma palestra sobre a história de Rolante e da Festa com a historiadora Luana Maria de Oliveira Wingert; no dia 26 participaram da Oficina Mestre Cuca, receberam dicas de nutrição e ainda tiveram dicas de maquiagem e cuidados com a pele, com Camila Durandes. A programação prossegue até o dia 15 de março. Todos os profissionais envolvidos nesta preparação estão fazendo um trabalho voluntário.

A escolha das soberanas será realizada no dia 16 de março. Às 16h acontecerá a entrevista, na Sociedade de Canto Carlos Gomes, e o desfile acontecerá às 18h, no Parque da Kuchenfest.

Confira a receita da cuca produzida na Kuchenfest

Igredientes:

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

1 colher de chá rasa de sal

1 colher de sopa rasa de fermento para pão

1 ovo

Leite ou água para dar o ponto

Raspas de casca de limão

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e amasse até dar o ponto. Deixe crescer até dobrar de volume e leve ao forno pré aquecido.

Farofa:

Ingredientes: