Secretaria de Meio Ambiente de Rolante realiza campanha de recolhimento de lixo eletrônico, pilhas e baterias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Rolante vem desenvolvendo campanhas de recolhimento de lixo eletrônico, pilhas e baterias desde 2012.

O objetivo da campanha é recolher estes materiais, que possuem substâncias químicas que prejudicam o meio ambiente, e fazer o descarte adequado, sem custo para a comunidade, através da contratação de empresa terceirizada para fazer este serviço.

Com esta campanha, em 2013 foram descartados de 2.907,60 quilos de resíduos tecnológicos e 100 quilos de pilhas e baterias.

O secretário do Meio Ambiente e Saneamento, Jorge Fischer, explica que o lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis (papel, plástico, metal). Estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio) em suas composições e podem provocar doenças, além de contaminar o solo e a água.

O descarte do lixo eletrônico deve ser agendado na Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, até o dia 20 de cada mês, pelo telefone 3547-1188, ramal 219.

As pilhas e baterias podem ser descartadas nos pontos de coleta ou na Secretaria. O descarte correto deste material se faz necessário em função de que as substâncias contidas nas pilhas e baterias (chumbo, cádmio, mercúrio, zinco e manganês) podem levar à anemia, problemas neurológicos e, também, ao desenvolvimento de câncer.

Confira os tipos de lixo eletrônico recolhidos e os pontos de coleta

LIXO ELETRÔNICO E ELÉTRODOMÉSTICOS

São recolhidos os seguintes materiais:

- Eletrodomésticos;

- Televisão;

- Rádio.

Ponto de Coleta:

- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento e deve ser agendado até o dia 20 de cada mês pelo telefone: (51) 3547-1188 – Ramal 219.

PILHAS E BATERIAS

Pontos de Coleta:

- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento                         - Banrisul

- Escola Pastor Ivo Souza – Fazenda Passos                                             - Banco do Brasil

- Escola Sagrada Família                                                                           - Sicredi

- Escola 19 de Abril – Rolantinho                                                             - Casa Macke – Ferragens

- Escola Souza Cruz                                                                                  - Caixa Econômica Federal

- EMEF Santa Terezinha

- Mercado do Sindicato dos Sapateiros – Alto Rolantinho

- EMEF Oldenburgo                                                                                 - Mercado Reichert

- EMEF Hugo Zimmer

- EMEF Machado de Assis