Secretaria de Educação de Rolante reúne mais de 400 professores na abertura do ano letivo

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante deu início ao ano letivo, na última sexta-feira, 14, reunindo mais de 400 professores das redes municipal, estadual e particular, na Sociedade de Canto Carlos Gomes, para apresentar projetos e falar das expectativas e objetivos para 2014 na área da educação.

Durante o evento, a coordenadora da Saúde Mental no município, enfermeira Márcia Besson, juntamente com a diretora de Cultura, Joyce Costa, a assessora da Secretaria de Educação, Carolina Fagundes, e o professor de música que coordena o projeto “Quem canta seus males espanta”, Sérgio Bauer, falaram sobre o projeto que está sendo desenvolvido em parceria pela Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e Secretaria da Assistência Social, chamado “Semana da Diversidade”.

O projeto, que será realizado de 5 a 10 de maio, envolverá a Feira do Livro e o Festival de Música “Loucos pela Vida”, onde poderão concorrer músicas inéditas abordando temas como  inclusão, diversidade e cidadania.

“Estamos propondo o desafio de abrir as portas do coração da comunidade para o diferente. Este projeto será viabilizado com um recurso de R$ 50 mil com o qual fomos contemplados pelo Ministério da Saúde depois de concorrermos com municípios de todo o país e apenas 21 foram contemplados, alguns com R$ 30 mil e outros com R$ 50 mil para projetos que envolvessem saúde mental e cultura”, explica Márcia.

A programação completa da Semana da Diversidade será divulgada assim que todos os detalhes forem definidos.

Projeto Copa nas Escolas

A secretária Eunice apresentou o projeto “Copa nas Escolas” a todos os professores e, com sua equipe, realizou o sorteio dos países que cada uma representará.

Na oportunidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Wesz, reafirmou o apoio da Câmara ao projeto, comprometendo-se em custear as camisetas da “Copa nas Escolas” para os professores.

“Sabemos que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e a Copa do Mundo exerce grande força sobre as crianças, portanto devemos aproveitar esse acontecimento para embelezar nossa cidade, enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer um pouco mais do nosso país e demais países participantes. Diante disso, a Secretaria de Educação e Esportes lança a proposta de um Projeto onde envolva escola, família e comunidade no ano de Copa do Mundo. O projeto inclui trabalhar com os alunos da educação básica do município (rede municipal, estadual e particulares/comunitárias) famílias e comunidade em uma proposta socioeducativa”, explica a secretária Eunice.

Este projeto envolverá as escolas, as famílias e o município como um todo.

O projeto será desenvolvido em etapas. A primeira começou com a apresentação aos professores, seguida do sorteio do país que cada escola representará na competição e entrega de uma lista aos professores dando sugestões sobre atividades que podem ser realizadas em cada disciplina.

Ainda na primeira etapa, cada escola deverá confeccionar um mascote até o dia 17 de março. Os critérios para a criação do mascote ficarão sob responsabilidade de cada da escola. Do dia 17 de março até 11 de abril os mascotes serão expostos para votação popular.

A escola deverá organizar seu fórum interno até o final do mês de junho para que a comissão avaliadora possa prestigiar.

A ideia é que a Copa funcione como um tema transversal, permeando várias disciplinas ao mesmo tempo.

A segunda etapa terá início no dia 10 de março, com a entrega das inscrições dos times por categorias: mirim, infantil e juvenil. No dia 12 de abril será realizada a cerimônia de abertura da Copa e nos dias 23, 24 e 25 de abril acontecerão os jogos oficiais.

Premiação

Primeira Etapa: As turmas que se destacarem no fórum realizarão um passeio turístico pelo município

Segunda Etapa: Visita ao estádio Beira-Rio, com a oportunidade de entrar em campo com os jogadores num dia de jogo.

A Rua Coberta será decorada com uma grande bandeira do Brasil, a ciclovia e a Avenida Borges de Medeiros terão placas decorativas e na rótula haverá uma bola de futebol de quatro metros de diâmetro. Além disto, haverá material gráfico, composto de folder, cartaz e banner, kit atleta, com camiseta e garrafinha de água, totalizando um investimento de R$ 35.700,00, para o qual a Secretaria solicitou a parceria da Câmara de Vereadores e, também, dos empresários rolantenses.

Além da Câmara, muitos empresários já confirmaram que serão parceiros neste projeto que envolverá cerca de seis mil estudantes de todas as redes de ensino, mais de 800 alunos na disputa dos jogos e toda a comunidade rolantense de um modo geral.

Depois da apresentação dos projetos, os professores foram presenteados com o espetáculo “O Músico e o Mágico”, seguido de um coquetel de confraternização.

Participaram do evento, também, a secretária de Assistência Social, Santa Zucatti, e o secretário de Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva.