Rolante sedia reunião para tratar do enquadramento legal das águas do Rio Areia

O município de Rolante sediou uma reunião do Comitê Sinos, na Câmara de Vereadores, no dia 3 de fevereiro, que serviu como uma preparação para o enquadramento legal das águas do Rio Areia no processo de elaboração do Plano de Bacia dos Sinos.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e Saneamento, Jorge Fischer, este processo refletirá diretamente nos licenciamentos ambientais da região porque será o balizador dos parâmetros que passarão a ser aceitos nos casos de geração de efluentes.

“O Enquadramento é uma etapa crucial do Plano de Bacia. Nela, a comunidade discute a situação atual e as metas de qualidade das águas de seus rios e arroios, considerando os usos previstos para cada trecho. Isso não só vai guiar as ações de preservação e recuperação ambiental em toda a região nas próximas décadas (o Plano de Ações, que é a etapa seguinte dos trabalhos), como vai regrar as atividades econômicas em cada trecho”, explica o presidente do Comitesinos, Arno Kayser.

Participaram da reunião, também, o vice-prefeito de Rolante, Régis Zimmer (Geada), os vereadores de Rolante, José Sehnem (Seninha) e Elton Dürr, também representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, vereador de São Francisco de Paula, Alexandre Bossle, o gerente da Corsan, Jairo Reichert, Ivamar Oliveira, representando a Emater e Breno Wolke, representando a CDL.

Ficou agendada uma próxima reunião para o dia 10 de março, com entidades, lideranças e a comunidade para tratar deste assunto, na Câmara de Vereadores, às 14h.