Projeto Copa nas Escolas recebe apoio do Sport Club Internacional

O Projeto Copa nas Escolas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante, foi apresentado pelo vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), juntamente com a secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, ao secretário geral do Sport Club Internacional, Gelson Pires, e ao assessor de comunicação, José Antônio Vidal, na tarde da última terça-feira, 28, na sede do clube.

“Fomos buscar o apoio do clube neste projeto que envolverá todo o município e que já conquistou a parceria dos nossos vereadores e dos empresários rolantenses, tendo em vista que o estádio Beira-Rio sediará jogos da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul”, salienta Eunice.

Durante a reunião, Pires disse que o Internacional ajudará o município no que for possível neste projeto e já ofereceu material de divulgação do clube, como banners e uma maquete do estádio Beira-Rio para ser exposta na cidade. Além disto, Pires já garantiu a liberação da visita ao estádio e a entrada de estudantes com o time do Internacional durante um jogo (com data a combinar) e disponibilizou o ônibus do clube para vir ao município durante a cerimônia de abertura da Copa em Rolante que está prevista para o dia 12 de abril e falou sobre a possibilidade de, neste dia, algum jogador do Internacional participar do evento.

“Quando falamos neste projeto, muitas pessoas perguntam se é uma iniciativa federal ou do governo do Estado e o que conquista a todos é o envolvimento de toda a cidade e o fato de ser algo criado por nós. Uma ideia que surgiu na Secretaria de Educação e Esportes”, explica Zimmer.

Participaram da apresentação do projeto, também, a assessora da Secretaria de Educação e Esportes e que atua na coordenação do Projeto, Carolina Fagundes, e Roberto Santos Araújo, que também é um dos apoiadores da Copa nas Escolas.

Projeto Copa nas Escolas

“Sabemos que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e a Copa do Mundo exerce grande força sobre as crianças, portanto devemos aproveitar esse acontecimento para embelezar nossa cidade, enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer um pouco mais do nosso país e demais países participantes. Diante disso, a Secretaria de Educação e Esportes lança a proposta de um Projeto onde envolva escola, família e comunidade no ano de Copa do Mundo. O projeto inclui trabalhar com os alunos da educação básica do município (rede municipal, estadual e particulares/comunitárias) famílias e comunidade em uma proposta socioeducativa”, explica a secretária Eunice.

Este projeto envolverá as escolas, as famílias e o município como um todo.

O projeto será desenvolvido em etapas. A primeira será realizada no dia 14 de fevereiro, com a apresentação aos professores, tendo em vista que eles estarão reunidos para o início do ano letivo. Seguido do sorteio do país que cada escola representará na competição e entrega de uma lista aos professores dando sugestões sobre atividades que podem ser realizadas em cada disciplina.

Ainda na primeira etapa, cada escola deverá confeccionar um mascote até o dia 17 de março. Os critérios para a criação do mascote ficarão sob responsabilidade de cada da escola. Do dia 17 de março até 11 de abril os mascotes serão expostos para votação popular.

A escola deverá organizar seu fórum interno até o final do mês de junho para que a comissão avaliadora possa prestigiar.

A ideia é que a Copa funcione como um tema transversal, permeando várias disciplinas ao mesmo tempo.

A segunda etapa terá início no dia 10 de março, com a entrega das inscrições dos times por categorias: mirim, infantil e juvenil. No dia 12 de abril será realizada a cerimônia de abertura da Copa e nos dias 23, 24 e 25 de abril acontecerão os jogos oficiais.

Premiação

Primeira Etapa: As turmas que se destacarem no fórum realizarão um passeio turístico pelo município

Segunda Etapa: Visita ao estádio Beira-Rio, com a oportunidade de entrar em campo com os jogadores num dia de jogo.

A Rua Coberta será decorada com uma grande bandeira do Brasil, a ciclovia e a Avenida Borges de Medeiros terão placas decorativas e na rótula haverá uma bola de futebol de quatro metros de diâmetro. Além disto, haverá material gráfico, composto de folder, cartaz e banner, kit atleta, com camiseta e garrafinha de água, totalizando um investimento de R$ 35.700,00, para o qual a Secretaria solicitou a parceria da Câmara de Vereadores e, também, dos empresários rolantenses.

A Câmara confirmou a parceria e muitos empresários já confirmaram que serão parceiros neste projeto que envolverá diretamente mais de 800 estudantes na disputa dos jogos e toda a comunidade rolantense de um modo geral.