Viticultores de Rolante dão início à vindima

Esta semana marca o início da vindima (período entre a colheita da uva e o início da produção do vinho), no município de Rolante, mais especificamente nas localidades de Morro Grande e Boa Esperança, onde residem cerca de 80 famílias compostas por descendentes de italianos que vivem, basicamente, do cultivo dos parreirais para a produção de vinhos e sucos.

Segundo o secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, Rolante é o maior produtor de uvas, sucos e vinhos da região, com 50 produtores em 152 hectares de parreirais.

“Neste ano a perspectiva da colheita será um pouco menor do que a safra de 2013, em função do frio –calor – frio, que atrapalhou a brotação nos parreirais, diminuindo um pouco o desenvolvimento desejado. Em contrapartida, a qualidade da uva é excelente. Estima-se uma colheita de 1.400 toneladas de uvas com produção de 300 mil litros de vinho e 50 mil litros de suco”, comenta Fleck.

A família Montemezzo começou a colheita da uva na manhã desta segunda-feira, 27, nos seus quatro hectares de parreirais plantados com uva Niágara, Bordô e Isabel.

O trabalho nos parreirais começa em torno das 7h, e só termina quando escurece. Depois continua no porão, no preparo da uva para a produção do vinho e do suco.

Celso Montemezzo, 49 anos, a esposa Janice, 44, o filho Roberto, 14, juntamente com o irmão, Sérgio, 57, e a amiga da família, que auxilia na vindima há quatro anos consecutivos, Ivanice Finger, 57, esperam colher 40 toneladas de uva, que serão utilizadas na produção de 15 a 20 mil litros de vinho e três mil litros de suco.

A vindima deve ser concluída no mês de março. Até lá, os turistas poderão acompanhar de perto a colheita da uva. Trabalho árduo para os viticultores e que encanta os visitantes.

“No último fim de semana, mesmo com chuva, tivemos um fluxo muito grande de turistas querendo comprando uvas, sucos, vinhos e compotas. Além de comprar a uva, eles podem comer direto na parreira. É um sabor diferente”, fala Janice.