Secretaria de Agricultura de Rolante dá início à campanha da silagem no município

O secretário municipal da Agricultura de Rolante, Jair Fleck, acompanhou a abertura da campanha de silagem realizada na manhã da última quinta-feira, 9, na propriedade do agricultor Lauri Fleck, na localidade de Fazenda Fleck.

Na propriedade de 14 hectares, Lauri Fleck, 57, trabalha com a esposa, Célia, 51, e o filho do casal, Adelar Fleck, 29 anos, onde cria gado de corte e, para alimentar os animais, nos períodos críticos do inverno, vai produzir inicialmente cerca de 40 toneladas de silagem e, com a segunda safra de milho, que plantará em breve, fará mais 20 toneladas.

Segundo o secretário Jair Fleck, em 2013 foram atendidas 183 propriedades, produzindo 5.148 toneladas de silagem em Rolante. “A produção de silagem no ano passado foi um record no município e neste ano nosso objetivo é superar estes números e atender ainda mais propriedades. Devemos receber mais dois tratores para a nossa patrulha mecanizada provavelmente até o mês de fevereiro, o que fará com que possamos absorver uma demanda maior na produção de silagem”, comenta Fleck.

Silagem

A silagem é o alimento que os produtores rurais armazenam para tratar os animais nos períodos críticos do inverno, como quando chove muito, dias de frio intenso ou cai geada.

Desde que bem acondicionada, a silagem pode ser armazenada por mais de um ano, garantindo a alimentação dos animais tanto no inverno quanto no verão, caso ocorra períodos de seca.

Os produtores que precisam do serviço de ensilagem devem dirigir-se à Secretaria Municipal da Agricultura, junto ao prédio da Prefeitura, para agendar uma provável data para o serviço. As máquinas e o operador são fornecidos pela Secretaria e permanecem na propriedade até que o serviço seja concluído.

Mais informações pelo telefone 3547-1011.