Estudantes do Paranhana participam de audiência pública em Rolante sobre Passe Livre

O Programa Passe Livre Estudantil foi tema de uma audiência pública realizada em Rolante, na noite da última quarta-feira, 18, no Lar Juvenil, com a presença do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Régis Zimmer, técnico da Metroplan, Hélio Schreiner Filho, coordenadora do Programa na Casa Civil, Carine Gomes, e o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE), Fábio Vieira Kucera, presidentes de associações de estudantes da região e representantes de Secretaria de Educação de Rolante, Nova Hartz, Parobé e Sapiranga.

Durante a audiência pública, Kucera explicou que o Passe Livre é fruto de uma mobilização coletiva por várias bandeiras e que ele é uma conquista dos estudantes gaúchos que servirá de modelo para outros estados.

“Quem tem o Programa Universidade para Todos (ProUni), já tem direito ao Passe Livre, porque o Programa é destinado a estudantes com renda familiar mensal de 1,5 salário mínimo por pessoa. Os estudantes da região metropolitana e seus aglomerados receberão o cartão TEU (com leitura facial, para evitar fraudes) onde serão creditados valores correspondentes às passagens, de ida e volta, dos dias em que os estudantes têm aula, inclusive aos sábados, se for o caso. Para quem frequenta Universidades ou escolas em outras regiões, que utilizam transporte fretado, o Governo do Estado repassará subsídios às prefeituras, através de convênios, para que estas contratem o transporte” salienta Kucera.

Os principais questionamentos dos estudantes foram em relação aos horários e às linhas de ônibus da empresa Citral, que atende a região, se conseguirá atender a demanda. Perguntas que foram respondidas por Schreiner e Carine, que garantiram que serão disponibilizadas linhas para atender estas demandas.

No entanto, as associações ficaram no compromisso de infornar à Metroplan o número de estudantes, destinos e horários para que seja feita a análise das linhas e horários com a Citral.

No mês de janeiro, todas as segundas-feiras, das 18h às 20h30, integrantes da Associação dos Universitários de Rolante estarão na Câmara dos Vereadores para dar informações e receber documentos dos interessados em participar do Programa Passe Livre, que contemplará todas as modalidades de ensino, não apenas curso superior.

Documentos necessários para se cadastrar: comprovante de renda de todo o grupo familiar, comprovante de matrícula, contendo o número da matrícula e o período letivo, bem como a grade de horários de aulas semanais do aluno; cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de residência do estudante (até três meses) e, caso não esteja no nome do estudante, anexar cópia do RG e declaração da pessoa em que estiver o comprovante; comprovante de renda do beneficiário e de todos os membros da família (cópia da Carteira de Trabalho ou contracheque). Caso o estudante ou algum membro da família não possua renda, deve levar declaração registrada em cartório e cópia do RG do declarante.

O evento contou com a participação, também, do presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva, e do secretário municipal da Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva.

Mais informações podem ser obtidas no site da UEE: www.ueers.org.br