GT Trânsito: Avanços que surgiram do diálogo

Em Setembro/2013, a Administração Municipal e a ACISA inovaram ao criar o projeto intitulado “Diálogos com a Municipalidade”. O foco principal desta iniciativa é o diálogo (como o próprio nome já identifica), abordando temas de interesse da comunidade, sempre com a presença dos responsáveis pela Secretaria ou Departamento.

No primeiro encontro realizado com a diretoria da ACISA, o tema foi Trânsito, sendo que o responsável por esta área no município, Leandro Gottschalk, respondeu aos questionamentos. Um resultado concreto desta reunião foi a Criação do Grupo de Trabalho sobre Trânsito, com os seguintes componentes: Fábio Stumpf, André Gregório Schierholt, Tiago da Rocha, Paulo Krupp, Douglas Márcio Kaiser, Gustavo Allende e Leandro Gottschalk. O GT originou-se de iniciativa semelhante já criada pela ACISA, como o GT de Planejamento Estratégico da entidade.

De Setembro até dezembro, ocorreram três reuniões do Grupo. Os principais assuntos discutidos foram a organização do fluxo do trânsito em Rolante, com rotas alternativas; implantação de ciclovias e ciclofaixas; soluções para o trânsito central, especialmente nas Ruas Conceição e Borges de Medeiros; vias alternativas e educação na área de trânsito.

Sobre as ciclovias e ciclofaixas, existem andamentos positivos. A Administração Municipal está acompanhando os trâmites junto ao DAER para que a ciclovia da Av. Ten. Pedro Von Muhlen torne-se realidade. Com o auxílio de imagens e mapas, as principais ruas do centro foram estudadas para que futuramente recebam ciclovias/ciclofaixas. Porém, para a efetivação é necessário aguardar a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que em breve passarão pelas ruas centrais e exigirão grandes movimentações de infra-estrutura já existente; logo, é coerente aguardar a conclusão destas obras para que se apliquem as mudanças necessárias, sem gastos desnecessários. Internamente, a Prefeitura iniciará os estudos necessários, bem como orçamentos para as referidas mudanças.

Pelo mesmo fato, algumas melhorias nas já citadas Rua Conceição e Av. Borges de Medeiros dependerão também do andamento das obras da ETE. Porém, a colocação ou manutenção de sinalização horizontal e vertical acontece normalmente, sendo que somente em 2013 foram trocadas ou implantadas mais de 150 placas de trânsito, em diferentes vias.

Destaca-se a participação da Secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, no encontro de 25/10, que também teve a presença do Sargento Zanatta, da Brigada Militar. A presença de ambos deu-se em função do assunto Educação no Trânsito. Na sequência, ocorreram reuniões separadas entre SMEE e BM, onde acertou-se uma parceria para que em 2014 ocorra um trabalho de conscientização com alunos da Rede Municipal de Ensino. SMEE e BM têm elaborado alternativas para que isto ocorra, como material impresso, atividades lúdicas e presença de profissionais da Brigada para palestras.

Considera-se que a criação do GT Trânsito foi extremamente produtiva, visto que possibilitou um nível de análise diferenciado, com um grupo de trabalho representando diferentes visões e trazendo outros segmentos para a discussão. Seguindo o exemplo do Trânsito, em breve deve ser constituído o GT sobre Educação Infantil, idéia que surgiu após a presença da secretária de Educação na ACISA, no 3º Diálogos com a Municipalidade.

Para 2014, o GT Trânsito manterá a rotina de discussão e reuniões, com o foco de auxiliar na busca de alternativas que possibilitem melhorias na área de Trânsito de Rolante.

Texto: Douglas Kaiser

Fotos: Acisa