Prefeitura de Rolante recebe certificação do PGQP

A Prefeitura de Rolante participou do 9º Encontro da Qualidade, promovido pela Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CICS-VP), nesta quinta-feira, 12.

Na oportunidade, diversas empresas e organizações receberam certificações pela participação em processos organizados pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). A Prefeitura recebeu duas certificações: a primeira pela participação no Sistema de Avaliação Simplificado (SAGS) 2013; a segunda pela Auto Avaliação realizada dentro do programa do Sistema de Avaliação da Gestão (SAG).

De acordo com informações obtidas do site do próprio PGQP, este “veio com a missão de promover a competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade. É considerado um dos maiores patrimônios gaúchos na disseminação da Qualidade e melhoria da gestão das organizações.”

“Em Rolante, a Auto Avaliação do SAG aconteceu na Secretaria da Saúde, devido, principalmente, à complexidade e importância desta secretaria. O SAG baseia a avaliação da organização ou departamento avaliando-o na perspectiva de oito critérios, que são: Liderança, Estratégias e Planos; Clientes, Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas; Processos e Resultados. O interessante do SAG é que ele estimula a análise, discussão de alternativas e implementação de Planos de Ação. Assim, este primeiro momento na Secretaria de Saúde foi de Avaliação Interna. Alternativas para melhorias estão sendo aplicadas e estudadas. Ressalta-se que o PGQP é um processo contínuo, onde melhorias sempre poderão acontecer. Algumas empresas que participaram do evento promovido pela CICS participaram do Sistema com Avaliação Externa”, explica o coordenador do PGQP no município, Douglas Kaiser.

A Prefeitura de Rolante apresentou informações relativas a indicadores, como atendimentos da área da saúde (demanda agendada, demanda espontânea, atendimento de enfermeiros, dentre outros); na área de agricultura (serviços prestados, Projeto Porteira para Dentro); planilhas de controle e breve histórico sobre Qualidade. A abordagem incluiu ainda rápida apresentação sobre o sistema de atendimento na área de saúde denominado “Atendimento com Escuta Qualificada e Classificação de Risco”, aplicado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rio Branco e com resultados extremamente positivos.

Participaram do evento, representando a Prefeitura de Rolante, o vice-prefeito e Secretário de Saúde Régis Zimmer, o assessor de Planejamento Estratégico Douglas Márcio Kaiser, a enfermeira Coordenadora de Saúde Mental, Márcia Konig Besson, e o assessor de Gestão, Controle e Transparência, André Tomas Wastowski. Também prestigiou a reunião o Consultor Jesus Borges.