Rolante realiza 12ª Mostra de Orquídeas e 9ª Exposição de Bonsais

O município de Rolante foi palco da 12ª Mostra de Orquídeas e 9ª Exposição de Bonsais, 1ª Exposição de Suiseki e 1ª Exposição de Kusamono, na Praça da Matriz, no último sábado, 30.

O evento, realizado pela Associação Amigos do Bonsai e Núcleo de Orquidófilos de Três Coroas, juntamente com a Prefeitura de Rolante, através do Departamento de Turismo e Cultura, reuniu expositores de Rolante e de diversos municípios, como Caxias do Sul, Ijuí, Santa Cruz, Barão, Porto Alegre, Esteio, Canoas, Lajeado, Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

A Mostra contou com a participação do vice-prefeito, Régis Zimmer, secretário de Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva, diretora do Departamento de Cultura, Simone Tadiotto, supervisora da Secretaria de Educação, Patrícia Castilhos dos Reis, presidente da Associação Amigos do Bonsai, Alexandre Correa, vice-presidente do Núcleo de Orquidófilos de Três Coroas, Eloir Fleck, entre outros representantes de entidades e pessoas da comunidade que foram apreciar a beleza das plantas.

Bonsais:

O Bonsai é uma árvore em miniatura, considerada uma arte, onde são necessárias técnicas e habilidades para confeccionar um trabalho bastante detalhista e que transmite verdadeiramente, através de réplicas, uma perfeita imagem de uma paisagem natural.

Orquídeas:

Com mais de mil gêneros e 30 mil espécies, as orquídeas estão entre as plantas para serem cultivadas em casa ou para presentear alguém, em função de sua beleza, cores variadas e perfume. Além disto, com alguns cuidados, podem durar vários anos.

Suiseki:

SUI quer dizer "'água" e SEKI, "pedra". As pedras paisagens. O ideal é coletar uma pedra que se pareça com uma montanha ou ilha.

A bandeja pode ser retangular ou oval e extremamente rasa, sendo preenchida com água, areia, pedriscos ou musgo.

Kusamono:

As plantas de acompanhamento, ou Kusamono em japonês, estão associadas aos bonsai desde que estes estejam expostos.

São composições vegetais destinadas a acompanhar e dar valor aos bonsais nas exposições.

Os seus papeis são múltiplos: eles recordam que uma arvore depende do seu acompanhamento natural; indicam o lugar de origem do bonsai e dão, também, mais originalidade a uma exposição. Servem, ainda, para realçar a beleza ou os traços característicos dos bonsais com os quais eles estão expostos.