Rolante recebe equipe do governo do Estado durante edição dos Diálogos CDES RS

Uma equipe do governo do Estado, coordenada pelo secretário adjunto da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Nelson Spolaor, esteve em Rolante, na noite da última quarta-feira, 20, na Câmara de Vereadores, para realizar uma edição dos “Diálogos CDE RS”.

O evento, que teve como objetivo fazer uma prestação de contas das demandas elencadas durante a interiorização do Governo do Estado realizada em Taquara, em 2011, em em diversas áreas, como saúde, saneamento básico, trânsito, infraestrutura, entre outras, contou com a presença de autoridades do município, da região e do Estado, como o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Carlos Bertotto, prefeito Ademir Gonçalves (Dirão), vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Régis Zimmer (Geada), presidente da Câmara, Jair Silva, secretário municipal da Habitação e Participação Popular, Claudiomiro da Silva, secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, Delegado da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rodrigo de Lima, Superintendente da Corsan (Região Sinos), Solange Peña de Vargas, demais vereadores, representantes de entidades e pessoas da comunidade.

Solange apresentou dados sobre o trabalho da Corsan na região, com investimentos em programas que estão executados no município que totalizam R$ 1.545.300,00.

Na área da saúde, Lima falou sobre o trabalho que vem sendo realizado no Paranhana e Encosta da Serra, salientando a primeira contratualização do Governo do Estado com a Fundação Hospitalar de Rolante, no valor de R$ 2.237.933.

Bertotto falou sobre o trabalho da EGR, das obras que estão sendo desenvolvidas e que a partir de agora o recurso do pedágio será investido nos municípios da RS-239.

Durante o evento, Bertotto foi questionado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Calçado e Vestuário de Rolante, Renato Hansen da Rosa, sobre a paralisação da obra de duplicação da RS-239 Taquara-Rolante e possível retomada da obra, que gera expectativa em toda a comunidade.

Bertotto explicou que a duplicação da RS-239 no trecho Taquara-Rolante não havia sido licitada com projeto executivo, apenas com projeto básico e, em consequência disto, tinha um pedido de aditivo de 50%. Além de outros aspectos que causavam transtorno para que ela tivesse continuidade. “Vamos ter que fazer um projeto executivo de toda a rodovia com pontes, início, meio e fim e licitar novamente. Vai demorar mais, mas quando começarmos, vamos até o fim. De momento não posso dizer uma data de quando vamos começar a obra”, explica Bertotto.

O prefeito Ademir Gonçalves agradeceu o apoio que o governo do Estado vem dando ao município, através da EGR, que já vem realizando alguns projetos em Rolante, bem como a parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, na pessoa do secretário Ciro Simoni e, também, através de Rodrigo de Lima.

Gonçalves salientou, ainda, o trabalho que a Corsan vem realizando no município, através do gerente Jairo Reichert, e dos importantes investimentos em saneamento básico que estão sendo realizados com recursos federais, com uma obra em andamento no valor de quase R$ 10 milhões para a construção da rede coletora de esgoto, estação de tratamento e estação elevatória e mais recursos estão por vir, em breve, no valor de R$ 18 milhões, para dar continuidade a esta obra.

O presidente da Câmara, Jair Silva, falou sobre a satisfação de sediar o evento na Câmara de Rolante, recebendo a equipe do governo do Estado e sobre a  importância desta prestação de contas à comunidade, da proximidade com os municípios, discutindo e ouvindo suas demandas para buscar soluções juntos.