Instituto Federal realiza aula inaugural do Pronatec em Rolante

O Campus Rolante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) realizou a aula inaugural dos cursos de formação inicial e continuada da bolsa formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na noite da última terça-feira, 19, em Rolante, na Escola Oldenburgo.

A solenidade marcou o início das aulas dos quatro primeiros cursos que serão realizados no município: Operador de Computador, Inglês Básico, Auxiliar Administrativo e Agricultor Familiar, com 20 alunos em cada turma, preenchendo a capacidade total das vagas.

A secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, que representou o prefeito Ademir Gonçalves (Dirão) durante a solenidade, salientou que a Administração Municipal e a Secretaria estão à disposição do Instituto para auxiliar no que for necessário, tendo em vista que o oferecimento destes cursos para a comunidade é uma excelente oportunidade de qualificação profissional que não pode ser desperdiçada.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva, que acompanha a trajetória da implantação do IFRS no Vale do Paranhana desde o início, há quase cinco anos, integrando ativamente o grupo que se mobilizou para que a implantação do campus Rolante se tornasse realidade, falou sobre a importância de valorizar os cursos que estão sendo oferecidos gratuitamente e ainda com uma ajuda de custo para os estudantes.

Para a Pró-Reitora de Extensão do IFRS, Viviane Silva Ramos, esta parceria com a Administração Municipal e Câmara de Vereadores que começou há quase cinco anos está dando frutos com o início dos cursos do Pronatec.

“A Escola Oldenburgo é o melhor espaço que conquistamos em parcerias com os municípios para oferecermos nossos cursos e isto é muito importante para o município. Com a construção do campus Rolante teremos uma estrutura invejável com uma educação pública de qualidade como todo brasileiro merece. E a primeira marca do Instituto na cidade são os cursos do Pronatec. Esta foi a forma que o Instituto encontrou de qualificar as pessoas da região antes que a sede fique pronta. O Pronatec é um grande programa nacional que veio para suprir uma carência de qualificação profissional em vários eixos tecnológicos”, fala Viviane.

O coordenador de implantação do Campus Rolante, Jesus Borges, salientou que não seria possível dar início aos cursos do Pronatec sem a parceria da Secretaria de Educação e Esportes, apoio do prefeito Ademir Gonçalves, ex-prefeito Pedro Rippel, do vereador Jair Silva e da Câmara de Vereadores como um todo, secretário do Meio Ambiente e Saneamento, Jorge Fischer, e dos demais articuladores da região que montaram uma comissão que se mobilizou para trazer o campus para Rolante, como o prefeito de Parobé, Claudio Silva, secretário da Saúde de Parobé, Leonel Bernardo, que lutaram para que este sonho se tornasse realidade.

Durante o evento, que contou com a participação da secretária de Assistência Social, Santa Zucatti, secretário da Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva, coordenadora da Saúde Mental no município, enfermeira Márcia Besson, diretora da Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Trabalho, Diana Schierholt e a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oldenbrugo, Bárbara Keiser, foi apresentada a equipe que fará a orientação, supervisão, apoio e os professores dos cursos.

Pronatec

O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

Em Rolante, as aulas serão realizadas segundas, terças e quarta-feiras, das 19 às 22h30, com exceção do curso de Agricultor Familiar, cujas aulas serão terças e quartas-feiras das 19 às 22h30 e sábados à tarde para aulas práticas. Os alunos receberão uma ajuda de custo de R$ 2 a R$ 2,50 a hora/aula. No total os cursos terão 160 horas/aula, sendo que o de Agricultor Familiar terá 200 horas/aula.