Prefeitura de Rolante investe em educação ambiental

A Prefeitura de Rolante está desenvolvendo um trabalho sócio ambiental nas escolas municipais, através de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Educação e Esportes, Assistência Social, Agricultura e Emater, para trabalhar a questão da preservação do meio ambiente com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O trabalho, que se dá através de palestras e dinâmicas desenvolvidas com os alunos, nas escolas, é realizado pela bióloga da Prefeitura, Bibiana Drago.

“Converso com as crianças e desenvolvo atividades conforme a faixa etária delas. Nas turmas de Educação Infantil, trabalho em cima de músicas que falam sobre os animais e depois converso sobre a função de cada um dentro do contexto do meio ambiente, explicando sua importância de estar na natureza, como é o caso da lagartixa, que é um pequeno réptil urbano. Ela gosta de se esconder em frestas de portas e correr rapidamente pela parede e, apesar de algumas pessoas sentirem nojo, ela é um excelente bicho de estimação. A lagartixa come insetos, aranhas, centopéias e escorpiões. Extremamente higiênica, dificilmente habita lugares sujos, por isso mesmo, não transmite nenhum tipo de doença ao homem”, explica Bibiana.

Depois que a bióloga conversa com as crianças, pede a elas que façam um desenho sobre o que querem para o meio ambiente daqui a um ano e os desenhos são guardados numa “cápsula do tempo” que é enterrada no pátio da escola e deverá ser aberta um ano depois. Além disto, as crianças plantam árvores que deverão ser cuidadas por elas na escola.

Já foram realizadas palestras nas escolas de Educação Infantil Meu Recanto e Arco-íris e na Escola de Ensino Fundamental Hugo Zimmer.