Estudantes rolantenses aprendem a ter uma alimentação saudável e ganham dicas de nutrição

Os 19 alunos da turma de 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental  Santo Antônio, em Rolante,  estão aprendendo a ter uma alimentação mais saudável com a professora Cláudia Bley, que vem trabalhando com eles a importância das frutas e verduras na alimentação.

Durante as aulas, fizeram a pirâmide da alimentação, uma tabela das frutas preferidas de cada aluno, um móbile feito com frutas e, também, pinturas baseadas nas obras do pintor e artista plástico brasileiro Romero Britto, conhecido por seu estilo alegre e colorido.

“Na nossa tabela das frutas, percebi que muitas crianças falavam que não gostavam de algumas frutas sem nunca terem experimentado, como foi o caso da cereja. Então, a diretora comprou cerejas e todos comeram, mudaram de ideia e plantaram as sementes. A partir de agora combinamos que ninguém pode dizer que não gosta de algo que nunca experimentou e que temos que estar abertos para experimentar todos os alimentos”, comenta a professora Cláudia.

A nutricionista da Secretaria de Educação e Esportes, Luciana Anjos, e a coordenadora da Alimentação Escolar, Neusa Preto de Moraes, a convite da professora Cláudia, visitaram a turma na manhã desta terça-feira, 5, para falar sobre os alimentos que fazem bem e os que não fazem bem à saúde.

Luciana e Neusa mostraram fotos de frutas, verduras e legumes e falaram sobre seus os benefícios, tanto para a prevenção de doenças quanto para o desenvolvimento do cérebro, energia para brincar, entre outros.

E mostraram fotos, também, sobre os alimentos que devem ser evitados ou ingeridos em pouca quantidade e, de preferência, apenas no fim de semana, como o refrigerante, suco de pacote, suco de caixinha, balas, chicletes, doces de um modo geral e lanches.

“Quando vocês não gostarem de uma fruta ou de uma verdura, comecem comendo um pedacinho para experimentar, depois um pedaço maior e assim por diante. Até aprender a gostar”, ensina Neusa.

Luciana explica que o cuidado com a saúde começa na infância. Esta é a fase mais importante para adquirir bons hábitos.

A nutricionista mostrou potes com a quantidade de açúcar e óleo que contém num pacote de bolacha recheada, açúcar no refrigerante e óleo que contém no salgadinho. Todos ficaram impressionados e Luciana pediu que lembrem disto quando forem comer estas guloseimas e o que elas fazem no organismo.