Cuqueiras e cuqueiros de Rolante fundam Associação

A Associação de Cuqueiras e Cuqueiros de Rolante (ASCUR) foi fundada na noite da última terça-feira, 29, durante assembleia realizada na Casa da Colônia, onde foi aprovado o estatuto e escolhida a primeira diretoria.

Segundo a chefe do escritório da Emater, Janelise Wastowski, que coordena o grupo de Cuqueiras e Cuqueiros, desde a primeira Kuchenfest, realizada em 1997, a Associação tem como objetivo promover a elaboração e comercialização conjunta de cucas para o principal evento municipal - Kuchnfest, bem como demais eventos locais e regionais; promover, também, o exercício da mútua colaboração entre os sócios, visando à prestação, pela entidade, de quaisquer serviços que possam contribuir para o fomento e racionalização das atividades do grupo; como melhorar a qualidade de vida de seus integrantes, promovendo atividades culturais, educativas e de capacitação; recreativas, de lazer e turismo, em benefício do grupo.

Participar de programas governamentais, em benefício de seus associados, podendo, para tanto, celebrar convênios com entidade pública, empresas ou profissionais qualificados. Receber doações de pessoas físicas e jurídicas e manter intercâmbio com associações similares municipais e estaduais.

A sede da Associação será na Rua Júlio Kohlrausch- Casa da Cuca- Prédio 1, nº 524, Bairro Contestado, Rolante –RS..

A primeira diretoria é composta da seguinte forma:

Presidente - Alexandra Cristina Marques

Vice-presidente - Endrigo Marjan Hannich

Secretária - Angela Regina da Rosa

2º Secretário - Danilo Edivandro Born

Tesoureira - Lígia Rejane Laux

2º Tesoureiro - Luis Fernando Spindler

Conselho fiscal : Titulares

Verônica Maria Montemezzo

Norma Sparrenberger Marques

Neri Paulo Sperafico

Suplentes:
Roberto Carlos do Carmo

Geovani Carlos Gandolfi

Maria Nair da Silva

Kuchenfest

A Associação consolidará ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo ao longo de cada edição da Kuchenfest, trabalhando incansavelmente pelo sucesso desta que é a maior festa do município e uma das maiores do Vale do Paranhana.

Toda a programação busca atrair um número maior de visitantes a cada ano, mas as cucas, produzidas artesanalmente, com dedicação e muito carinho, são o diferencial deste evento que é conhecido como “a festa mais gostosa da região”. Atualmente são comercializados 28 sabores de cucas, entre doces e salgados.

Em 2014, de 7 a 9 de março, será realizada a 18ª Kuchenfest, com o mesmo entusiasmo e empenho da primeira edição.