Coral Municipal de Rolante participa do II Encontro de Coros da Fundarte

O Coral Municipal de Rolante participou do II Encontro de Coros da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), no dia 19 de outubro, no Teatro Therezinha Petry Cardona, juntamente com o Coro Masculino do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, Grupo Coral Vozes de Montenegro, Coro Cantarte e Coro Infantil da Fundarte.

Segundo o regente do Coral, Maestro Giovani Costa, esta foi a primeira vez que o Coro Municipal de Rolante saiu de suas "fronteiras" para participar de um Festival a nível de Coros reconhecidos nacional e internacionalmente.

O evento se propõe a reunir e integrar estudantes de canto de Montenegro e cidades próximas para mostrarem o que vem sendo estudado pelos grupos. Esta atividade busca aprimorar tanto os elementos musicais quanto as habilidades técnicas específicas do canto.

Emoção:

“O dia para nossos "guris e gurias" começou cedo. Ainda pela manhã, às 9h, em Açoita Cavalo, participaram do tradicional Encontro de Coros de Sociedades de Canto onde havia aproximadamente 16 coros. Às 16h partiram para Montenegro. As horas que seguiram até a cidade foram descontraídas, afinal, todos estavam empolgadíssimos para cantar em outro lugar. Lugar este que quando o ônibus estacionou em frente à Fundarte as gargalhadas foram diminuindo de intensidade. Estavam fazendo o "reconhecimento do terreno".

Ao chegarem à porta principal, foram direcionados a uma sala reservada para o Coro. Uns de elevador, outros de escada e estávamos ali, em um ambiente onde se respira arte de todas as formas...

O deslumbre era tanto que um dizia: "esqueci minha pasta no ônibus", enquanto outra resmungava: "preciso ir ao banheiro". E por aí foi... Um nervoso daqui, outro dali. Foi feito um aquecimento vocal e uma passagem de palco. "Passagem de palco?" Perguntou um. Sim!!! Nos apresentaríamos em um palco profissional, onde artistas de grande expressão ali também já pisaram. Ensaiamos entradas, agradecimentos e passamos a acústica da sala. Tudo diferente. Cortina que abre e fecha, luzes que aumentam e diminuem, um piano de cauda.

"Onde estamos?" Voltamos para a sala para nos vestirmos e nos concentrarmos. Depoi, nos dirigimos ao teatro e nos sentamos junto à plateia para prestigiar os três coros que se apresentariam antes de nós. Cada música apresentada, cada coro que subia ao palco era um frio a mais na barriga. "O que estamos fazendo aqui? Vamos embora disse uma"! Chegou nossa vez. O palco era nosso! O brilho nos olhos de senhores e senhoras era estampado, com um misto de nervosismo e empolgação. Cantamos a primeira música: Felicidade, de Lupicínio Rodrigues. Arrancamos aplausos da plateia e isso foi descontraindo os mais ansiosos. E foi a primeira, a segunda até a quarta música. Quando fecharam as pastas e cumprimentaram os aplausos foram recebidos.

Após o evento fomos recepcionados com um saboroso jantar. Retornamos para Rolante com a alma mais feliz do que quando fomos. Esta foi a primeira experiência de muitas que virão. Levarmos o nome do município de Rolante para outros lugares, nos reunirmos todas às quartas feiras é o que nos motiva, afinal, acreditamos que "quem canta seus males espanta"!

O relato ‘Emoção” foi feito pelo maestro Giovani Costa.