Rolante insere iniciativas voltadas à política de redução de danos em eventos

O município de Rolante, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), está desenvolvendo uma iniciativa que será implementada durante o Rolantchê, baseada na política de redução de danos, que consiste em disponibilizar material informativo e fornecer orientações sobre os malefícios do uso de drogas lícitas e ilícitas em um estande durante o evento.

Para debater este assunto, a coordenadora do Caps, enfermeira Márcia Köning Besson, reuniu-se, na tarde de quarta-feira, 16, com a representante da Secretaria Municipal da Assistência Social, Andréia Valandro, assessor de Planejamento Estratégico, Douglas Kaiser, comandante da Brigada Militar em Rolante, sargento Paulo Haag, presidente do Consepro, Leandro Rossi e o representante da empresa Purific, Luís de Brito.

A enfermeira Márcia explicou que a iniciativa do Caps terá como slogan “Enlaçando o Cuidado” e que este trabalho busca, conforme a política de redução de danos, orientar e acolher os usuários de drogas , suas famílias e a comunidade, focando no cuidado através da divulgação de informações com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as consequências do uso de drogas.

Práticas como esta já são comuns em cidades como Igrejinha-RS, em Timbó- SC (durante a Oktoberfest), e em Atlântida Sul (durante o Planeta Atlântida).

A Associação Rolantense de Eventos (ARE) apoiou a ideia e já cedeu espaço para o trabalho ser apresentado pela equipe do CAPS.

O Consepro e a BM foram informados de que este é um movimento inicial, que deve ser incluído em outros eventos do município. Posteriormente ao Rolantchê o grupo se reunirá para avaliar melhorias necessárias e resultados alcançados.

Brito é um dos apoiadores, cedendo equipamento para distribuição gratuita de água no estande.

A reunião foi concluída abordando a possibilidade de criar, em 2014, junto com a Semana de Luta Antimanicomial, um Fórum para tratar das questões envolvendo Álcool e Outras Drogas, onde pretende-se chamar lideranças do município e também toda a comunidade a participar.