Grupo Tá Rolando Arte estreia espetáculo “O Jardim Secreto” no próximo sábado

O Grupo de Teatro Tá Rolando Arte, de Rolante, estreia no próximo sábado, 28, o espetáculo “O Jardim Secreto”, às 20h, no Salão Paroquial Cristo Rei, com entrada franca.

Neste ano em que o grupo completa 15 anos de história, foi contemplado com o projeto “Desenvolvimento da Economia da Cultura Pró-cultura RS FAC”, que tem como objetivo profissionalizar-se através da montagem deste espetáculo.

Segundo os integrantes do Tá Rolando Arte, o projeto foi realizado com o apoio de profissionais de diversas partes do Estado, buscando uma maior compreensão e interação dos elementos que compõem a encenação e a prática teatral.

“Vamos comemorar os 15 anos do Tá Rolando Arte de uma maneira muito especial, utilizando o resultado desse trabalho que desenvolvemos ao longo dos anos como forma de aproximar a cultura, através do teatro, para as cidades mais próximas, começando, claro, por Rolante, e expandido para todo o Estado”, comenta a atriz que integra o grupo desde sua fundação, Rita Scaratti.

Tá Rolando Arte

O grupo Tá Rolando Arte nasceu em 1997 pela vontade de alguns jovens rolantenses, influenciados pelos espetáculos teatrais que aconteciam na cidade em função do Festival de Teatro do Vale do Paranhana, que neste ano chegou a sua 20ª edição, e movidos por um desejo interior de mudar, de levar às demais pessoas um tipo diferente de cultura.

Tudo começou com uma oficina de teatro, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Rolante, em 30 de julho de 1997, sob a coordenação do ator e diretor Marcelo Aquino.

Graças à dedicação do diretor, empenho dos seus integrantes e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, após alguns meses de trabalho, nascia o Grupo Teatral Tá Rolando Arte, estreando parte de seu primeiro espetáculo no dia 12 de Outubro de 1997, em uma participação especial na 2ª Regional do VIII Festival Gaúcho de Teatro Amador – etapa que aconteceu em Rolante.

Ao longo desses 15 anos o grupo compartilhou experiências com muitos profissionais e recebeu diversos prêmios em festivais estaduais e nacionais. Realizou, até hoje, sete espetáculos e duas esquetes. Obteve participação em dois projetos estaduais, EMANCIPAR e FAC e, cada vez mais, busca trazer a arte para o convívio da comunidade.

O grupo conta com o apoio da Prefeitura de Rolante, através da Secretaria de Educação e Esportes, Departamento de Cultura e Secretaria de Assistência Social.

O Projeto

Em 2012, já com 15 anos, o grupo sentiu necessidade de profissionalizar-se. Escreveu um projeto e foi selecionado pela Secretaria da Cultura do Estado no Projeto “Desenvolvimento da Economia da Cultura Pró-cultura RS FAC”.

Com o valor recebido, o grupo montou seu novo espetáculo, “O Jardim Secreto” – Um conto inglês, uma livre adaptação de Frances Burnett.

O espetáculo foi dirigido por Dionatan Rosa e conta com a participação dos atores: Rita Scaratti, Jordana Kehl, Marcela Oliveira, Marcio Oliveira e Raí Bonalume.

O grupo contou, ainda, com apoio de profissionais qualificados na área de Artes Cênicas, que trabalharam expressão corporal e vocal e, também, com figurinista, artista plástica, professor de dança, iluminador, maquiadora, compositor, assessora de imprensa e designer gráfico.

SINOPSE

Mary Lennox, uma menina mimada e mal humorada, vivia na Índia com seus pais, até uma forte epidemia tomar conta do país e deixá-la completamente sozinha. O único familiar que lhe restou foi Archibald Craven, seu tio, que vive no interior da Inglaterra.

Ao longo de sua estadia naquele lugar estranho Mary descobrirá que há mais do que portas nos cem quartos que existem na mansão Misselthwaite, escondidos pela governanta, Sra. Madlock. Com a ajuda e simpatia de Marta, uma das empregadas, Mary vai, aos poucos, conhecer seus segredos, como um jardim, trancado por seu tio há dez anos, desde a morte de sua esposa.

Ao entrar num dos quartos, durante uma exploração aos corredores da mansão, Mary se deparará com um menino pálido, magro e de aparência doentia, Colin Crave, filho do seu tio. Juntos eles desafiam as regras da casa.

O jardim secreto é um lugar fantástico onde não existe tristeza e arrependimento, um lugar onde a força da amizade pode trazer de volta a beleza da vida.

O Jardim Secreto – Um Conto Inglês

Adaptação do romance O Jardim Secreto de Frances H. Burnett