Segurança pública é tema de reunião em Rolante

A preocupação com a segurança pública, principalmente no interior do município, foi o tema de uma reunião na manhã desta terça-feira, 24, entre o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), presidente da Câmara, Jair Silva, e demais vereadores, presidente do Consepro, Leandro Rossi, secretário do Consepro, Luciano da Rosa, comandante da Brigada Militar em Rolante, sargento Paulo Haag, e inspetor da Polícia Civil, Luiz Felipe Lima.

Durante a reunião, o vereador Elton Dürr, que solicitou a realização da reunião, parabenizou o Executivo pelo incentivo ao Consepro e falou sobre a preocupação com os assaltos que ocorrem no interior.

Segundo Haag, os assaltos a famílias no interior geralmente são realizados por quadrilhas de fora, formadas, muitas vezes, por pessoas que estão no regime prisional semiaberto.

A Brigada Militar e a Polícia Civil de Rolante vêm desenvolvendo um importante trabalho em conjunto, com visitas periódicas às localidades do interior. Além disto, está sendo confeccionado um folder com dicas de segurança para a comunidade (já pago pela Prefeitura), com uma tiragem de 20 mil exemplares.

“O projeto Polícia Comunitária, com urnas para denúncias anônimas em escolas, postos de saúde e no interior já está funcionando desde o início do ano e já com retorno da comunidade, que vem participando e nos auxiliando com informações muito importantes, o que fez com que já conseguíssemos controlar bastante os crimes internos”, comenta Lima.

“Nosso contexto de segurança é diferenciado, pois contamos com o apoio da Prefeitura, Consepro e uma parceria muito importante entre a BM e a Polícia Civil, aqui todos buscam o mesmo objetivo, que é o bem comum para os rolantenses e isto já está rendendo resultados muito positivos”, explica Haag.

Prefeitura, Câmara, Consepro, CDL, BM e Polícia Civil vêm discutindo há algum tempo a instalação de câmeras de vigilância nas localidades para inibir cada vez mais os assaltos no interior do município. O projeto está em fase de estudos de viabilidade e de custos.

“A segurança pública é uma prioridade e não vamos medir esforços para dar mais condições de trabalho à BM e à Polícia Civil e, consequentemente, oferecer mais segurança à comunidade rolantense”, salienta Gonçalves.

Participaram da reunião, também, os vereadores Carlos La Vida, Elton Arnhold, Ilário Von Muhlen, Daniel Marcos Torres dos Reis, Renato wesz e José Sehnem.