Curso de Turismo da Faccat dá início à pesquisa de campo para desenvolver projeto urbanístico em Rolante

Os acadêmicos do Curso de Turismo da Faccat, que estão cursando a disciplina de Planejamento Territorial e Urbano, deram início ao trabalho de pesquisa de campo para desenvolver um projeto de urbanismo para Rolante, no último sábado, 14.

O grupo foi recebido pela diretora do Departamento de Turismo, Simone Tadiotto, com um café da manhã, e logo depois dividiu-se em pequenos grupos para realizar entrevistas no comércio local e com pessoas da comunidade.

O grupo virá a Rolante mais vezes para dar continuidade à pesquisa de campo para realizar um diagnóstico sobre as necessidades do município em relação ao projeto urbanístico.

Parceria entre Prefeitura e Faccat

A Prefeitura de Rolante fez uma parceria com o Curso de Turismo da Faccat para que os alunos da Disciplina de Planejamento Territorial e Urbano, sob a orientação do professor Maximilianus Pinent, façam um projeto urbanístico para a cidade.

A diretora do Departamento de Turismo de Rolante, Simone Tadiotto, esteve na Faccat na noite de 31 de julho, fazendo uma apresentação do município ao coordenador do Curso de Turismo, Álvaro Machado, e aos alunos, para que eles tivessem uma ideia do que encontrariam na cidade e explicou que o município quer se preparar para receber cada vez melhor os visitantes e que os próprios moradores tenham cada vez mais orgulho da cidade onde vivem.

“O objetivo deste projeto é fazer um trabalho de paisagismo e urbanismo para que a cidade tenha uma contextualização para bem receber os visitantes. Queremos criar um diálogo de encantamento primeiro para os próprios moradores. O que eles enxergam como bem estar na cidade e que sirva como atrativo para os visitantes, dialogando com a vontade da comunidade em se apresentar”, explica Pinent.

No mês de agosto foi realizada uma reunião na sede da Superintendência da Sicredi, com o professor Maximilianus Pinent e seus alunos para ouvir o que a comunidade, através de representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores e de entidades para conversar sobre o que a comunidade deseja em termos do desenvolvimento de um projeto urbanístico para o município.

O projeto deve ser concluído até o fim do ano e será apresentado para toda a comunidade rolantense.